skip to Main Content

O dia a dia na aldeia

Tela Tomazeli

Joaquina Rita Bier

E, segundo as palavras do prefeito, Nestor Tissot, a partir do final do Natal Luz (janeiro 2022), o Lago e seu entorno serão devolvido para a comunidade. Os espetáculos ali apresentados hoje deverão seguir para o Serra Park (informação não oficial). O promotor Max Guazelli nos informa que a conta da OUC Planalto já está com mais de 2 milhões (de onde deve sair o dinheiro para recuperação da área). e depois do Natal Luz, de imediato deverá iniciar a recuperação da área pela Prefeitura Municipal. Longa caminhada, muito por vir, mas, feliz com as vitórias conquistadas.

Hortênsias

Guilherme Paulus planta 220 touceiras, que representa cerca de 7mil mudas de hortênsias, no Castelo Saint Andrews e a partir de janeiro de 2021 traz a seu hospede a memória da festa mais linda que Gramado já teve. Mãe do Festival de Cinema, Fearte, Festa da Colônia e Natal Luz, a Festa das Hortênsias completaria 64 anos em 2022. A experiência do final de semana, logo após os Reis Magos, está sendo tratada pelo próprio empresário, da decoração das suítes ao espetáculo de som e luzes. Para orientar o plantio, esteve em Gramado nesta semana o paisagista Marcelo Noaves, que conceituou os jardins do Castelo Saint Andrews lá no início. As mudas das hortênsias vieram do nosso Horto Municipal que cultiva e distribui gratuitamente, como uma forma de incentivar o plantio. A meta do prefeito, Nestor Tissot é transformar Gramado em um jardim de hortênsias. Outra novidade é que a partir de agora o castelo Saint Andrews volta-se também para o público infantil, contando com equipes de apoio para entretenimento das crianças.

Trânsito e Mobilidade – Bicicletas

Em conversa com o Diretor de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, Tiago Procópio, ficamos conhecendo alguns dos projetos para o setor em 2022 e, as rotas cicloviárias estão nos planos já para inicio do ano, serão totalmente revitalizadas e aumentadas, inclusive com máquinas próprias. A licitação das tintas já foi feita.

Trânsito e Mobilidade – Cumprimento das Leis

Outra novidade, nos comenta empolgado o Diretor de Trânsito, é que será feito uma campanha de conscientização e ação “Multa Zero”. O objetivo é envolver motoristas comuns, fornecedores, motoboys, taxis, ubers, turistas e outros, como patinetes, elétricos, etc. Tolerância zero para quem infringir as Leis normativas, principalmente aos que estacionam em faixas impróprias. Aliás, isso tem sido recorrente, vindo de camionetes e pequenos caminhos de fornecedores e dos ubers.

Outra questão que é bastante incomoda, na cidade que não tem onde estacionar são os carros das empresas que são estacionados o dia todo, para fazer mídia. Até pode ser legal, pois pagam estacionamento mas, não deveria ser permitido.

Trânsito e Mobilidade – Redutores de velocidade

Uma queixa que vem crescendo ao longo deste ano é a velocidade com que os automóveis circulam entre a Linha Bonita e a Linha Nova. E, dou fé! Durante o percurso que fiz , nos ‘Caminhos de Caravaggio,’percebi o perigo para quem anda a pé e, a Prefeitura tem que observar, pois saem na média dois grupos por semana de Canela até Farroupilha, além dos peregrinos individuais e, este percurso é travessia. Os Caminhos de Caravaggio, recém criado, já atingiu o peregrino número mil e, este será um caminho dos mais buscados nos próximos anos. Enfim: serão colocados ao longo das duas colônias 10 redutores de velocidade, além de recuos, que hoje inexistem. Já é um começo.

Carnaval

O vice-prefeito Luia Barbacovi disse em rede social que Gramado não terá o ‘Gramado Fantasia’ em 2022, o que não impede a inciativa privada de fazer, se obtiver liberação dos protocolos de segurança.

Câmara quer mais dinheiro

Foi aprovada (por cinco votos a quatro) a emenda modificativa de autoria das bancadas do MDB e do PT, em que os parlamentares sugerem o acréscimo de R$ 500 mil ao orçamento da Câmara de Vereadores de Gramado. A sugestão vem dos partidos que terão a mesa diretora em 2022. Foram favoráveis os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Cícero Altreiter (MDB), Renan Sartori (MDB) e Rodrigo Paim (MDB). Foram contrários os parlamentares Ike Koetz (Progressistas), Joel Reis (Progressistas), Neri da Farmácia (Progressistas) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas). Em função do empate, o presidente Professor Daniel (PT) votou favorável.

Eleitos para mesa diretora da Câmara de Gramado 2022

Presidente, Renan Sartori (MDB): unanimidade
Vice-presidente Professor Daniel (PT): 5 votos favoráveis (Celso Fioreze, Cícero Altreiter, Professor Daniel, Renan Sartori e Rodrigo Paim) e 4 contrários (Ike Koetz, Joel Reis, Neri da Farmácia e Rosi Ecker Schmitt)
1º secretário Cícero Altreiter (MDB): 6 votos favoráveis (Celso Fioreze, Cícero Altreiter, Ike Koetz, Professor Daniel, Renan Sartori e Rodrigo Paim) e 3 contrários (Joel Reis, Neri da Farmácia e Rosi Ecker Schmitt)
2º secretário Celso Fioreze (PSDB): unanimidade

Taxa Ambiental

Várias pessoas me questionaram, outras me criticaram, por eu ser favorável a Taxa de Proteção Ambiental. É importante, deixo claro que sim, todos estamos com dúvidas, inclusive o Executivo, o que é salutar, pois quanto mais se debate mais existem trocas de ideias e o projeto é aperfeiçoado. Eu fiz vários questionamentos no último encontro, fui a dois, e saio confortável em continuar apoiando pois é de longa data que tenho o pleito de mais cuidados com nosso ambiente de convívio. Percebo uma equipe empenhada, embasada e aberta a contribuições, diferente do que tem sido feito por algumas agremiações partidárias que na labuta pelo currículo exacerba, ao invés de dar sua contribuição. As vezes quer-se dar tanto poder ao ‘povo’ que na verdade, ao invés de se gerir situações, passamos ao longo da vida criando e transferindo problemas, que são interminavelmente não resolvidos, porque o objetivo e discutir e não encontra soluções. Eu já faço parte das soluções e me perdoem os contrários, mas se tem um gestor com foco e determinação é o Prefeito Nestor Tissot, e aqui não é discutir partido, certo ou errado ou time de futebol. O cara está sempre em campo e joga muito, com ele não tem intervalo!

Trancado

O que ficou de mais pesado neste ano de 2021 sem dúvida foi a decisão da Gramadotur em proibir a realização de eventos natalinos paralelos, como o Korvatunturi, que faz parte do grupo que realiza o “Natal Branco” que já estava em cartaz há mais de 9 anos em Gramado. Já havia comentado com o prefeito, Nestor Tissot, Gramado entra para um patamar preocupante ao colocar o setor público interferindo no privado na área cultural. Espero que esta pratica não se repita em 2022 porque todos perdemos e não é querer enfiar shows a goela abaixo que se resolve. Queremos oportunidades de escolha. E que fique claro, não estou questionando os espetáculos do Natal Luz, apenas não vejo sentido em proibir outros de estarem no mercado, principalmente os que foram barrados, porque possuem competência que não precisa mostrar atestado.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top