skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

De interesse público – Secretaria da Saúde de Gramado

Secretaria da Saúde alerta para a importância da vacinação contra febre amarela

A Vigilância Ambiental do Rio Grande do Sul tem registrado a morte macacos por febre amarela em diversos municípios, evidenciando a circulação do vírus. Ainda que não haja registro da doença em humanos, somente entre macacos, a Secretaria da Saúde recomenda que a população se vacine contra a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina do município e é indicada às pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade, sendo a primeira indicada aos 9 meses, com reforço aos 4 anos de idade. A idade acima de 60 anos requer avaliação médica para receber o imunizante. Se a pessoa tiver recebido uma dose de vacina depois de 5 anos de idade, não é recomendado reforço. Crédito: Ascom/PMG

 

Secretaria da Saúde realiza mais uma ação para doação de sangue em Gramado

A Secretaria da Saúde de Gramado, o Hospital Arcanjo São Miguel e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul estão organizando mais uma ação para que os gramadenses possam doar sangue sem sair da cidade, no Expogramado. A coleta será realizada no dia 15 de março, das 8h às 16h. A ação acontece com horário marcado, e cada doação dura cerca de 45 minutos.Os interessados em doar, devem realizar inscrição antecipadamente com a Vigilância em Saúde através do telefone (54) 3295-7100 no ramal 4, WhatsApp (54) 99939-0167 ou atendimento presencial, na Rua Ernesto Volk, 300. Serão disponibilizadas 100 vagas pré agendadas para doação.

 

Requisitos básicos para doar sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Uma doação pode ser a salvação. Doe sangue e ajuda a salvar vidas!

 

Gramado terá Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental

A partir deste ano, a comunidade gramadense conta com Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (CAESM), um espaço que atua com uma equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental, como o objetivo de oferecer atenção integral para qualquer faixa etária, acometidas por transtornos mentais moderados. O serviço também visa ampliar acesso e qualificar a assistência em saúde mental acolhendo as demandas encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço está interligado com outros setores e secretarias como a Assistência Social, a Educação e o Conselho Tutelar. Esta vinculação entre a rede possibilita a realização ações fundamentais que favorecem a integralidade dos cuidados aos pacientes e seus familiares. Através do CAESM, também se potencializam as ações assistenciais, de promoção à saúde e prevenção de agravos, por meio do oferecimento de oficinas desenvolvidas neste espaço. “Busca-se, que para além de um espaço de convivência, esse local seja um espaço de ressignificações e acolhimento a todos que dele necessitar”, destaca o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

Já em funcionamento no Centro Municipal de Saúde e CAPS, a equipe conta com psicólogos, psiquiatras, assistente social, e atuação de dois oficineiros de canto e artesanato. Nos próximos meses, o CAESM estará com seu espaço próprio na região central de Gramado.

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top