skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Casa Cor 2022 acontece em setembro, em Porto Alegre

Arquitetura, patrimônio e história se unem para maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas

Em processo de tombamento, imóvel centenário Pia Chaves Barcellos, será sede da próxima edição marcada para agosto

Localizado em um terreno nos altos do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, o centenário prédio que será a sede da CASACOR RS 2022, impacta.  O evento está marcada para acontecer entre agosto e início de outubro deste ano, no edifício histórico Pia Chaves Barcellos, construção em processo de tombamento.  “Neste ano especial, a CASACOR RS vai acontecer em um imóvel único, com valor histórico, arquitetônico e cultural, localizado em uma área privilegiada, em um dos bairros mais nobres de Porto Alegre. Além da grande estrutura, a construção tombada pelo patrimônio histórico nos permite inúmeras possibilidades de criação, acrescenta ao calendário cultural do Rio Grande do Sul uma opção completa de entretenimento e movimenta o mercado com diversas oportunidades de negócios”, explica a diretora da mostra no RS, Karína Capaverde.

No projeto, 3.500m2 da construção serão segmentados em 42 ambientes que terão temas diversos e espaços como suítes, estúdios, salas, quartos e apartamentos completos. Além disso, a mostra contará com áreas externas, um café e um restaurante para atender ao público visitante.

 

 

A construção, batizada de Pia Instituição Chaves Barcellos, é de 1923, tinha o objetivo de acolher e educar meninas órfãs e carentes, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005. Chama atenção alguns pontos do prédio, como a fachada imponente com suas largas escadarias, os detalhes arquitetônicos dos forros e portas internas, os pisos de ladrilhos e madeira, e a capela neogótica, em impressionante estado de conservação, que poderá ser vista pelos visitantes através do mezanino da casa.

A arquiteta Aclaene de Mello , responsável pelo projeto arquitetônico geral do evento, conta que um dos principais desafios foi a criação do circuito de visitação. “O layout foi um fator determinante, tanto para escolha do mix de espaços, quanto para o funcionamento do evento. E por se tratar de um imóvel em processo de tombamento, muitas características serão preservadas, como pisos, forros e esquadrias, o que vai enriquecer ainda mais a mostra”, explica.

O projeto geral da CASACOR RS 2022 tem direção da arquiteta e Vera Capaverde com coordenação de patrimônio histórico e restauro do arquiteto Lucas Volpato.

 

 

Mais sobre a construção Pia Chaves Barcellos 

Idealizado pela dona Ilza Chaves Barcellos e seus cunhados, a construção é um verdadeiro monumento em homenagem ao seu esposo, Pedro, que era conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência, assistindo diversas instituições pias como a Santa Casa de Misericórdia e o Pão dos Pobres.  Como Ilza e Pedro não tiveram filhos, se dedicaram incansavelmente  à assistência de crianças carentes, apoiando e sustentando ações de  congregações voltadas para a educação, como a das Irmãs Franciscanas.

No frontão abarrocado em forma de mitra, um pequeno campanário de madeira e cobre ostentava uma cruz com duas chaves cruzadas, que revelava a quem se prestava a homenagem. Na porta de acesso principal,  anjinhas esculpidas  recebem e acolhem a quem adentra a edificação, que no seu átrio conduz a uma impressionante capela neogótica ornamentada com pinturas murais nas  paredes e ogivas. Logo que foi inaugurado, recebeu grande destaque da imprensa: impressionava pelo porte e implantação sobre o morro do Rio Branco.

O plano para o futuro da edificação é abrigar a Escola Pampeano, seguindo o destino sacramentado por dona Ilza e os irmãos Barcellos: de que a edificação tenha como eterna vocação a educação. O projeto terá como ponto de partida um grande trabalho de restauro e revitalização liderado pelo Studio1 Arquitetura.

O projeto geral da CASACOR RS 2022 tem direção da arquiteta Vera Capaverde, a arquiteta Aclaene de Mello é responsável pelo projeto arquitetônico e a coordenação de patrimônio histórico e restauro é do arquiteto Lucas Volpato. Ao todo, a CASACOR RS vai apresentar 42 projetos segmentados em 3.500m2.

 

Casa Cor RS 2022

De 05 de agosto até 02 de outubro (data prevista)

Rua Dona Leonor, 360

Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top