skip to Main Content

Prêmio Salão Design revela os premiados de 2022

Conheça as estrelas do principal concurso de design de mobiliário do Brasil

Menção honrosa, Cadeira Sela! Foto: Divulgação

Cada edição do Prêmio Salão Design conta um novo capítulo sobre a história do mobiliário, ajudando a identificar não apenas tendências como também o contexto social de diferentes épocas. Em 2022 não é diferente: os projetos premiados confirmam que novas funcionalidades, mistura de materiais e viabilidade industrial são fortes características nos móveis brasileiros possivelmente reflexo do mundo pandêmico.

Os 562 projetos inscritos por profissionais e estudantes de 12 países passaram por duas etapas de avaliação. A primeira, realizada em setembro de 2021 e com viés técnico-funcional, contou com o olhar de Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário e Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).

Já na segunda fase, focada em critérios estético-criativos, entraram em ação Adélia Borges, crítica, historiadora de design e curadora independente; e os designers Fernando Mendes, Freddy Van Camp e Paulo Biacchi — além da jornalista especializada em design e arquitetura Thaís Lauton, da revista Casa e Jardim.

A premiação

Esta edição foi dividida em cinco categorias desafio: Espaços em Transformação; Identidade Brasileira 2022; Uso de Painel; Tecnologia Embutida e Experiências Positivas. Além das premiações em dinheiro, serão entregues troféus, menções honrosas e o especial ‘Madeiras Alternativas’ (parceria com o Serviço Florestal Brasileiro para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável). Essa, além de troféu especial, inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

Os premiados

Desafio do espaço em transformação – (modalidade profissional)

Banco Tangará — design de Camila Fix K Decourt, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho Leite (Plataforma4 para Móveis James), São Paulo (SP)

Desafio da identidade brasileira – 2022 (modalidade profissional)

Banco Tabuba — design de Bruno Camarotti (Estudio Camarotti), São Paulo (SP)

Menção honrosa (modalidade profissional)

Cadeira Sela — design de Ibanez Reck Razzera (Estudio Chacra para Tumar Móveis), Chapecó (SC)

Menção honrosa (modalidade profissional)

Aparador-14Biss — design de Dari Beck (Flexbeck Soluções Corporativas Ltda), Curitiba (PR)

Desafio da tecnologia embutida (modalidade profissional)

Sofá Maré — design de Marta Manente (Estúdio Marta Manente Design para Modalle Móveis), Bento Gonçalves (RS)

Menção honrosa (profissional)

Mesa Latitude — design de Camila Fix K Decourt, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho Leite (Plataforma4 para Origin Brazil), São Paulo (SP)

Desafio das experiências positivas (modalidade profissional)

Pudu — design de Gabriel Antunes Henke Carrano para Ricardo Schneider Móveis, São Miguel Arcanjo (SP)

Prêmio madeiras alternativas (modalidade profissional)

Banco Movimento 5 — Maria Dalila Bohrer, Porto Alegre (RS)

Desafio do uso de painel (modalidade profissional)

Linha Joy — Dari Beck (Flexbeck Soluções Corporativas Ltda), Curitiba (PR)

Nossa história tem Design

Desde 1988, o Prêmio Salão Design já soma mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 415 premiados. Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), conta com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil. Conteúdo: Andréa Fambrini

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top