skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Operação Mata Alântica identifica o desmatamento de 20 hectares de mata nativa em Gramado

A Prefeitura de Gramado, através da Secretaria do Meio Ambiente, integrou entre os dias 21 e 24 de setembro a “Operação Mata Atlântica em Pé”, coordenada pelo Ministério Público, e que ocorreu simultaneamente em dezessete estados brasileiros do Bioma. De toda a área mapeada, incluindo as localidades de Pedras Brancas, São Roque, Linha 15 e Linha Marcondes, foram confirmados 20,29 hectares de mata nativa no município, equivalente a 20 estádios de futebol. Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado

Para chegar ao resultado, a Prefeitura de Gramado e o Ministério Público utilizaram o cruzamento de dados de sistemas de monitoramento Atlas da Mata Atlântica e Plataforma MapBiomas Alerta, sendo possível identificar diversas áreas de matas nativas desmatada na região e desta forma será possível responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal. “No RS, participaram da ação 23 cidades, totalizando 44 áreas vistoriadas. O município de Gramado contribuiu com 20 áreas fiscalizadas, ou seja, quase 50% do total de áreas vistoriadas no Estado”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Maria de Lurdes Hencke.


Os resultados obtidos desta ação fiscalizatória, desenvolvida pela equipe da Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado, “demonstram o empenho do município na proteção do bioma Mata Atlântica, que é de fundamental importância para a conservação das espécies animais e vegetais, para a proteção das águas e estabilidade geológica, sendo peça chave para a harmonia ecológica e manutenção da vida como um todo”, concluiu a secretária.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top