skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

“Prevenção ao Suicídio: Precisamos falar sobre isso!”

Como ajudar alguém?
Os amigos e familiares devem estar dispostos a se aproximar de alguém que demonstra sofrer ou que apresenta mudanças acentuadas e bruscas no comportamento. É preciso se dispor a ouvir e se não conseguir ajudar com o problema, ir em busca de quem pode ajudá-lo, como um médico, enfermeiro, psicólogo ou até um líder religioso. Na Rede Pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Através dos serviços gratuitos é possível marcar uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo. Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na manhã de sexta-feira (10), o workshop “Prevenção ao Suicídio: Precisamos falar sobre isso!”. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias pelos governos dos países, estados e municípios.

Estiveram presentes representantes de vários setores da Administração Municipal, incluindo a Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, entre outros. Segundo a coordenadora da Saúde Mental, Katiane dos Santos Reis, “importante os serviços saberem que o suicídio pode ser prevenido e reconhecer os sinais de alerta se torna necessário, principalmente neste período que estamos passando”. Na ocasião, foram distribuídos o Guia Intersetorial de Prevenção do Comportamento Suicida em Crianças e Adolescentes.

Como ajudar alguém?

Os amigos e familiares devem estar dispostos a se aproximar de alguém que demonstra sofrer ou que apresenta mudanças acentuadas e bruscas no comportamento. É preciso se dispor a ouvir e se não conseguir ajudar com o problema, ir em busca de quem pode ajudá-lo, como um médico, enfermeiro, psicólogo ou até um líder religioso. Na Rede Pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Através dos serviços gratuitos é possível marcar uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top