skip to Main Content

Vem chegando a Primavera…

Fotos: Tela Tomazeli

Gramado esta com os dias contados.

Município que já foi premiado por suas flores não tem mais espaço para elas pois são pisoteadas por turistas e fotógrafos de sites. Não adiantam placas, barreiras, os pés humanos se transformam em máquinas gigantes frente a sensível beleza das flores. Em nome de redes sociais, belas e mal educada mulheres se postam nos canteiros para serem fotografadas. Grupos de turistas se aglomeram e, ao invés de pedirem educação, vereadores pedem mais espaço de concreto para humanos mal educados pisarem. Os vasos das avenidas onde as coloridas da estação balançam encantadoras e sensíveis são usados de cinzeiro. Mudança de valores dos humanos que, se chamar seu cãozinho de feio coloca processo por maus tratos mas, destruir o patrimônio público com seus pés é normal.

Sim, mais do que na hora de parar de colocar dinheiro pelo ralo. Hora de plantar vegetação alta (tão alta que não possa ser pisada), resistente e perene. Muros verdes com azaleias, cerca viva e, se possível algumas com espinhos.

Diz em uma de suas obras Jost Krippendorf que, ‘ Os habitantes das regiões visitadas começam a sentir, também, um certo rancor em relação aos efeitos negativos do êxodo das massas turísticas”… – Esta observação é importante pois, visto a gravidade com que ‘os visitados’ se sentem invadidos, é responsabilidade do poder público olha-los e buscar um amortecimento para este impacto porque, quando incomodado não terá disposição para ofertar um serviço qualificado ao visitante.

Uma reflexão apenas,

Tela Tomazeli

Editora

Essa matéria tem 2 comentários

  1. Muito triste isso estar acontecendo, assim, na cara dura. Pessoas sem educação e sem caráter.
    Concordo contigo: plantas altas, perenes e com muitos espinhos . É o ideal

  2. Adorei está tua colocação… realmente estes fotógrafos e seus clientes brotaram como erva daninha; sem nenhum respeito e sem nenhuma qualificação para tal profissão, e muitos nada deixam na cidade; verdadeiros sangue sugas😡😡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top