skip to Main Content

Redução de taxas para incentivar o turismo de negócios

Gramado Canela Convention & Visitors Bureau aprova demandas junto à Secretaria de Turismo de Gramado, avançando rumo à retomada do segmento de eventos profissionais na região. 

O Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias já obteve importantes avanços junto à nova gestão da Prefeitura Municipal de Gramado. Acompanhado da equipe da instituição, o presidente do Convention, Enzo Arns, apresentou à Secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, as demandas do segmento de turismo profissional, que abrange eventos como congressos, feiras, seminários, encontros, exposições, maratonas, shows e espetáculos culturais. 

A isenção de taxa de licença para organização de eventos, feiras, congressos e seminários foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Gramado, que votou o projeto de lei 002/2021 sobre a pauta. Essa liberação beneficia entidades, empresas e associações que optarem pela cidade como sede para a realização de eventos e representa uma economia que pode variar entre R$ 630,00 a R$ 1.787,00, dependendo do porte do evento. Outros pleitos do Convention estão relacionados à redução da burocracia para o licenciamento de alguns eventos e a revisão dos tributos, especificamente o ISS.

“O Convention entende que essa isenção representa um avanço na competitividade do destino, uma vez que concorremos com outras cidades que também querem receber os mesmos eventos”, afirma Luciano Gonçalves, gerente executivo do CVB. Ele frisa que, com tal iniciativa do poder público de Gramado, o município demonstra compreender a importância do segmento de eventos, principalmente frente ao cenário atual, que exige ainda mais capacitação e as melhores condições para o segmento M.I.C.E (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Por isso, a notícia foi recebida de forma positiva por organizadoras e hotéis com espaço para eventos associados ao Convention. 

“Sabemos que o turista de negócios tem alto poder aquisitivo e costuma aproveitar a viagem a trabalho para trazer a família. Também costuma ficar mais dias hospedado, consumindo produtos”. Como contrapartida, Enzo Arns reafirmou o interesse da instituição em atuar junto à Prefeitura de Gramado na promoção turística por meio do departamento de Visitors da entidade. “Em nosso planejamento estratégico para 2021 consta a execução de ações de fortalecimento do turismo focado no cliente final. O primeiro passo é reativar o departamento destinado aos visitantes (Visitors). Neste momento, todos os esforços voltados ao turismo serão determinantes para a retomada econômica regional”, detalha Enzo.

O Convention Bureau também solicitou:

1.  Revisão de exigências locais para a realização de congressos e eventos, no que diz respeito a protocolos e obrigações relacionadas ao controle da pandemia;

2.  Disponibilização do ExpoGramado exclusivamente para congressos, eventos e exposições, além de melhorias estruturais.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top