skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Semana Farroupilha

Imagens do histórico acendimento da Chama Crioula, na casa onde viveu Paixão Côrtes, no interior de Santana do Livramento (18a RT). A cerimônia foi transmitida ao vivo pela página MTG.

Universo Gaúcho

A Proclamação da República Piratini

Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, teve início na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. 

É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. 

A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Mas para entender o porquê da importância da data, é necessário conhecer melhor o contexto histórico, as razões e no que resultou o conflito.  Fonte: https://www.portaldasmissoes.com.br

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top