skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

GRAMADO -Loteamento Orlandi receberá drenagem utilizando a técnica de trincheiras (valas) que podem chegar a ter até 12 metros de profundidade

O Loteamento Orlandi fica localizado na Várzea Grande, Gramado, e possui 70 lotes, nem todos com área construída.

O Loteamento está em constante monitoramento, com todos os moradores fora de casa.

 

Áreas de risco:

Verde: Baixo

Amarelo: Moderado

Vermelho: Elevado

 

Representantes da Administração Municipal e da empresa BSE Engenharia participaram de reunião com moradores!

A Administração Municipal de Gramado promoveu uma reunião na noite de sexta-feira (17) com os moradores do Loteamento Orlandi, com o propósito de apresentar um projeto de drenagem que será executado na área visando a estabilização do solo. O estudo foi desenvolvido pela empresa BSE Engenharia, por meio dos especialistas em geotecnia, os engenheiros Luiz Bressani e Eduardo Simões. Com as fortes chuvas registradas neste mês o loteamento apresentou rachaduras no asfalto e também em algumas residências, sendo que todos os moradores tiveram que evacuar o local de forma preventiva.

A proposta para execução de ação emergencial consiste na implantação de uma ampla rede de drenagem utilizando a técnica de trincheiras (valas) que podem chegar a ter até 12 metros de profundidade. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o engenheiro Luiz Bressanivinha desenvolvendo um estudo sobre o Loteamento Orlandi desde o final do ano passado quando a área apresentou os primeiros sinais de movimentação. “Entendemos os fluxos de água e vamos executar uma intervenção radical”, afirma Bressani, destacando que serão instalados tubos de drenagem e camadas de material para que a água escoe sem maiores impactos no solo. “A drenagem funcionará por gravidade, com monitoramento das pressões d’água e dos deslocamentos”, explica Luiz Bressani.

Os moradores presentes na reunião concordaram com a medida que será tomada e o prazo para a execução da obra também dependerá das condições climáticas. A Secretaria de Obras já trabalha no loteamento realizando a supressão da vegetação comprometida e nos próximos dias máquinas específicas para a realização dos serviços devem chegar ao município. O prefeito Nestor Tissot acompanhou a reunião, juntamente com as representantes do Gabinete de Crise de Gramado, a secretária de Meio Ambiente Cristiane Bandeira e a procuradora-Geral do Município, Mariana Melara Reis. “Não estamos medindo esforços e nem investimentos para encontrar uma solução. Nossas equipes trabalham sete dias por semana, das primeiras horas da manhã até a noite, em busca de alternativas. Juntos, vamos superar mais este desafio”, comentou o prefeito Nestor Tissot.

 

Fonte: Prefeitura de Gramado

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top