skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

GRAMADO – Capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para servidores do SUS

Ao todo 30 servidores participaram dos primeiros dias de treinamentos e a capacitação terá continuidade ao longo de todo ano!

 

A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu na semana passada (dias 18 e 19), o 1º Módulo de Capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) voltado para profissionais que atuam no SUS – Sistema Único de Saúde. Ao todo 30 servidores participaram dos primeiros dias de treinamentos, sendo que os próximos módulos serão desenvolvidos ao longo de todo ano. A coordenadora da Saúde Mental em Gramado, Katiane Reis, lembra que a TCI é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) oferecidas pelo SUS. “Essa é uma prática que promove o bem-estar emocional e o fortalecimento de vínculos comunitários, trazendo benefícios significativos para quem dela participa”, avalia Katiane.

Criada pelo Dr. Adalberto de Paula Barreto, professor emérito da Universidade Federal do Ceará, a capacitação foi certificada recentemente como uma tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. “Essa certificação reconhece o impacto positivo que a TCI tem na promoção da saúde mental e na construção de redes de apoio solidárias”, frisa Katiane Reis. Já Luciano Medeiros, diretor do Instituto CAIFCOM – Cuidado, Atendimento, Ensino e Pesquisa do Indivíduo, Família e Comunidade, ressalta a importância da formação. “Os gestores da saúde em Gramado estão de parabéns por promoverem esse curso, que possibilitará mudanças significativas na vida dos usuários do SUS”, avalia.

O secretário da Saúde de Gramado, Paulo Felipe, destaca que a capacitação tem duração de 240 horas/aulas, abordando temas que são demandados pela comunidade. “Essa tecnologia social é mais um dispositivo que em breve estará à disposição dos cidadãos no SUS”, finaliza Paulo

 

Texto e foto: Imprensa Prefeitura de Gramado

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top