skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

MUSEU ITALIANO em Gramado

A Casa Italiana, como Museu, localizada na Praça das Etnias, no centro de Gramado apresenta uma exposição de peças doadas pelas famílias dos antepassados que chegaram a esta terra e a desbravaram. Segundo o Diretor Cultural, professor Mestre em História, Gilnei Casagrande, ‘a italianidade dos imigrantes locais é vista através das obras do bordado, do crochê, das roupas, dos móveis, ‘é a forma que podemos ler quem e como foram estas pessoas ‘, visto que em sua maioria não possuíam conhecimento para leitura e escrita, diz ele.

 

Para ele, o Museu, que é mantido pelo Circolo Trentino, a exposição tem uma representatividade visual, onde o visitante escuta a narrativa do atendente frente a cada peça. Hoje Gilnei conduz as visitas e diz ‘eu entendo o museu desta forma, olhando o objeto e descrevendo para o visitante, de onde veio, como chegou ali’. E acrescenta:  ‘a casa Italiana está ali justamente para representar o ícone desta italianidade, a essência dos colonos, nossos antepassados’, diz ele.

 

No local está exposto o que os colonos tinham dentro de casa. Na verdade o Museu é um ambiente que, para que quem conviveu com os nonos, sente como se estivesse na casa deles. ‘Enquanto na parte de cima o ambiente é mais feminino, pelo trabalho da mulher, no porão do Museu está a parte da lida com a terra, mais masculina’, diz Gilnei.

 

Das 10h às 12h / 13h30 às 17h30

O visitante pode dar uma contribuição espontânea.

 

 

Fotos: Tela Tomazeli

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top