skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

GRAMADOTUR destina, por Lei, cerca de $ 780 mil ao Convention & Visitors Bureua Região das Hortênsias

Câmara autoriza abertura de crédito adicional especial

Foi aprovado por sete votos na Câmara de Vereadores de Gramado dia 18 de março, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 18/2024, que autoriza o Poder Executivo a realizar a abertura de crédito adicional especial no valor R$ 768.962,64 no orçamento vigente. A abertura do crédito se faz necessária, segundo a proposição, para assinatura de termo e empenho da despesa decorrente do termo de parceria entre a autarquia Gramadotur e a Fundação Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau, para transferência de recursos a título de subvenção econômica.

A autorização legislativa foi necessária devido à não previsão da dotação na Lei Orçamentária Anual. Votaram a favor os vereadores Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), Renan Sartori (MDB), Rodrigo Paim (MDB), Volnei da Saúde (Progressistas), Neri da Farmácia (Progressistas), Joel Reis (Progressistas) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas). Marga (PSDB) esteve ausente da sessão e o presidente Cícero Altreiter (MDB) vota somente em caso de empate.

 

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk diz que: “A entidade não faz captação só para Gramado, uma vez que que representa a Região das Hortênsias, mas não tenho informação sobre o valor de contribuição das demais cidades”.

 

Luciano Gonçalves, executivo do Convention & Visitors Bureua Região das Hortênsias, sobre a arrecadação e a participação dos outros municípios, nos esclarece o que segue:  ” Os Convention Bureaus do Brasil, tem sua receita mais significativa proveniente do room tax, que é arrecadado do turista de forma opcional. Desde 2016, com a criação da TTS (Taxa de Turismo Sustentável)  pela prefeitura de Gramado, passamos a receber repasse (clique para ver a Lei) da Gramadotur, uma vez que não conseguiríamos cobrar o room tax, pois o turista não pagaria a taxa em duplicidade. Das nossas captações; do último ano, 90% dos congressos e eventos foram para Gramado, que é o município com mais ofertas de espaços e equipamentos. As contribuições para nossa receita provenientes de outros municípios chegam a 23% .

 

LINKS :  QUEM SOMOS  – Estas são as informações no site da entidade.  Esta é a página do Linkedin .

Mantido pela iniciativa privada, o Gramado, Canela e Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau foi implantado pela Visão – Agência de Desenvolvimento no dia 05 de Novembro de 1999, sendo ligada a esta entidade até 2006 quando é instituída a Fundação Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau, gerenciada pelos Conselhos Curador e Fiscal e presidência executiva. Sem fins lucrativos, apartidária, tem por objetivo fomentar o turismo de eventos na Região das Hortênsias (segundo regionalização do Ministério do Turismo, composta pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula), através de ações de apoio a captação de eventos associativos, corporativos, esportivos, sociais e de incentivo, além de atrair turistas de lazer através de ações de marketing.

Para os promotores do evento somos responsáveis por apresentar a estrutura de eventos das cidades da Região das Hortênsias e prestar consultoria sobre as melhores opções de locais para realizar os eventos além de aproximar dos fornecedores e prestadores de serviços para terem um evento de sucesso.

Para as empresas associadas somos responsáveis pela geração de oportunidades de negócios através dos eventos captados e apoiados pelo CVB, trabalhando em parceria com entidades de classe da Região das Hortênsias e prefeituras municipais no desenvolvimento sustentável do turismo das cidades.

Somos ligados a UNEDESTINOS (União Nacional de CVBs e Entidades de Destino), uma Associação que congrega mais de 40 destinos brasileiros responsáveis por ações de marketing e captação de eventos.

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top