skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

GRAMADO – Vila da Mônica está entre os 500 projetos mais sustentáveis do mundo

A Vila da Mônica, o 1º parque temático LEED e WELL do Brasil e do mundo, que fica em Gramado (RS), está entre os 500 projetos mais sustentáveis do mundo. Isso significa que, além de ser oferecer o mais alto padrão em saúde, conforto e bem-estar para quem frequenta e trabalha no local, ele também é referência internacional em eficiência e meio ambiente.

 

O anúncio foi feito pela CEO da Vila da Mônica, Manoela da Costa Moschem, no Fórum Real Estate, que reuniu investidores e empresários do setor imobiliário na EQI Investimentos, em Itajaí (SC), na última semana.

 

O evento é uma parceria estratégica entre o WTC e a Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar em edificações, com 52% de todos os edifícios certificados LEED Platinum no Brasil, incluindo o de maior pontuação do mundo (103 pontos).

 

A Petinelli é responsável pela consultoria de engenharia e sustentabilidade da Vila da Mônica. “Acreditamos que estamos em meio à uma revolução sobre a forma de pensar os projetos e construir no Brasil. E, certamente, a Vila da Mônica está na vanguarda desse movimento”, opina o CEO da Petinelli, Guido Petinelli.

 

“Entendemos que temos uma tarefa pedagógica nesse parque. Vamos atender as famílias das próximas gerações. Por isso, é muito importante que a gente coloque a questão ambiental como atração. Assim, podemos mostrar aos visitantes como isso funciona na prática. É uma aula de meio ambiente”, comenta Manoela.

 

As 20 atrações do parque foram concebidas seguindo o princípio do edutainment, ou seja, ensinar de forma divertida, deixando o aprendizado leve e prazeroso. O conteúdo pedagógico foi desenvolvido por Maurício de Sousa, que criou os personagens e as histórias da Turma da Mônica, em 1959.

 

A CEO da Vila da Mônica conta que, apenas no primeiro ano de funcionamento, o parque temático recebeu 140 mil visitantes. “A taxa de recorrência é alta. Temos o caso de uma pessoa que voltou 38 vezes em apenas um ano”, revela Manoela.

 

Sustentabilidade – A Vila da Mônica, em Gramado (RS), tem diversas características sustentáveis, como tratamento de águas pluviais e efluentes, energia renovável, iluminação natural, uso de equipamentos eficientes e desenvolvimento de uma operação eficiente, reduzindo o desperdício e promovendo a reciclagem.

 

O complexo de 10 mil metros quadrados também conta com sistema fotovoltaico para a geração de energia solar, que geram uma economia significativa para o parque temático.

 

“A partir de todas as soluções adotadas, diminuímos o valor da conta de luz que era estimado em R$ 80 mil por mês para apenas R$ 5 mil por mês, já com o parque em operação. É uma diferença muito grande”, compara Manoela.

 

Além das soluções para redução dos custos operacionais, a Vila da Mônica Gramado preza pela saúde, conforto e bem-estar dos usuários.

 

Por exemplo, qualidade da água e monitoramento da qualidade do ar, alimentos e lanches saudáveis, design ativo, espaços restauradores, materiais e produtos instalados sem contaminantes, melhores práticas de manutenção e limpeza, programas de funcionários e para engajamento da comunidade local.

 

 

Texto e fotos: Imprensa Vila da Mônica

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top