skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

GRAMADO É CONTEMPLADO com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Secretário Ike Koetz, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e o prefeito Nestor Tissot

 

O governo Federal anunciou a inauguração de mais 100 unidades dos institutos federais (IFs) no país até o final de 2026 e Gramado está entre as cidades contempladas . Resultado de um trabalho conjunto da Administração Municipal, envolvendo diversas secretarias como Inovação, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Câmara da Vereadores, o prefeito Nestor Tissot e o Secretário de Inovação, Ike Koetz, foram a Brasília participar  da cerimônia de divulgação dos 100 novos Institutos.

O evento ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, onde foi anunciado que Gramado está entre os municípios contemplados. Agora, iniciarão as tratativas para a implementação da instituição na cidade.

“Impressionante esta notícia que mudará a história de Gramado e ampliará nossa educação. Esta conquista é da comunidade, que verá nossas próximas gerações se profissionalizando e qualificando com a educação que este instituto trará”, comentou o Secretário de Inovação, Ike Koetz.

“Que notícia incrível! É uma alegria compartilhar com nossos gramadenses que testemunharão uma Gramado maior e mais qualificada. Este instituto é uma oportunidade para nossos jovens se desenvolverem e se qualificarem, pois eles construirão a cidade de amanhã e o Instituto Federal vem para somar”, concluiu o prefeito Nestor Tissot.

 

Conversamos com o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Ike Koetz, para nos relatar a trajetória da conquista e nos explicar o que é o Instituto. segue:

“ As Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, começou em 1909. Em 1937 o Ensino Técnico Profissional passou a constar na Constituição Federal, e ao longo dos anos essa rede evoluiu até que em 2008 foram criados 38 Institutos Federais através da lei 11.982. No início de 2022, Gramado, sabedora da iniciativa do Governo Federal em ampliação desse programa começou a se articular para obter um IF (Instituto federal).

Os IF trabalham desde o Ensino Médio Técnico, até Pós-Graduação. A vinda do IF iniciará com o Ensino Médio Técnico e assim vamos expandindo. Para o Plano de Expansão da rede dos IF, 32 cidades do RS se habilitaram, mas apenas 5 foram contempladas.

 

Os indicadores que foram avaliados:

PIB

PIB/per capta

Extensão territorial

População

Expectativa de vida ao Nascer

Densidade Demográfica

Estoque de emprego formal

IDESE (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico)

IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

 

Gramado no processo

A iniciativa veio da Diretora da Escola do Legislativo de Gramado, Juliana Sehn, na gestão do então presidente da Câmara de vereadores de Gramado Celso Fioreze, e passada para Ike Koetz, como o representante do Executivo, juntamente com a secretaria de Educação, Simone Andreis Tomazelli”.

Para o secretário Ike Koetz a união dos poderes foi fundamental para esta conquista, com total incentivo do prefeito e vice-prefeito, Nestor e Luia.

 

Foto: Divulgação

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top