skip to Main Content

Colunista l romeoernestoriegel@gmail.com

CRÔNICA – O fim das  sacolas descartáveis

Há países como Alemanha, França e Estados Unidos, por exemplo, em que, há muitas décadas, não são mais usadas sacolas descartáveis em supermercados ou estabelecimentos comerciais diversos. No Brasil, por sua vez, progride a implantação deste procedimento com bastante intensidade: das nossas 24 capitais de estado, 17 já possuem leis proibindo o uso indiscriminado de sacolas assim, e em quatro deles e em muitas cidades,  tramitam leis buscando a mesma finalidade. E os turistas que vêm à Gramado estranham como um lugar diferenciado como somos, ainda convive com este já condenado procedimento..

É que, em consonância com razões muito bem conhecidas, a iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado, por iniciativa do vereador Renan Sartori, de extinguir o uso automático das sacolas de plástico descartáveis nos supermercados e lojas em todo o município, está em harmonia com um entendimento nacional em franco processo de implantação.

Vale dizer que, como sempre, nossos poderes públicos conduziram a questão com parcimônia no trato dos fatores políticos e de conveniência ligados à questão. Porém, o interesse municipal nunca foi abandonado e a partir de 19 deste mês os gramadenses chegarão à suas compras – supermercados especialmente – portando sacolas reutilizáveis que trouxeram de casa.

Teremos demonstrado, então, que Gramado está merecendo nossos cuidados acima de todas as nossas diferenças de opinião e de interesses particulares.  E, de novo, vamos mostrar  que nem sempre somos os primeiros a aderir a uma medida comunitária importante; mas que nunca somos os últimos.

 

“A responsabilidade pelo conteúdo é única e exclusiva do autor que assina a presente matéria”.

Romeo Ernesto Riegel

Colunista l romeoernestoriegel@gmail.com

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top