skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

SAÚDE – Lesões e feridas terão serviço diferenciado na Atenção Básica

Saúde qualifica tratamento de lesões e feridas na Atenção Básica de Gramado

 

A Secretaria da Saúde, com o objetivo de qualificar a assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas, elaborou um manual para normatizar as condutas de Enfermagem no tratamento de lesões de pele nos Serviços de Atenção Primária à Saúde no Município de Gramado.

Devido à alta incidência de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde do município apresentando lesões de pele, observou-se a necessidade de aperfeiçoar conhecimentos técnicos e científicos na prevenção e no tratamento de lesões, sobretudo em pacientes com diabetes mellitus, insuficiência venosa, insuficiência arterial e portadores de outras condições crônicas que cursam com difícil cicatrização. O manual prevê o tratamento continuado desses pacientes e contribui para a escolha do melhor curativo para cada paciente, conforme suas demandas individuais.

Para atender essas demandas, a gestão municipal adquiriu produtos e materiais tecnológicos para cobertura de feridas, que trarão um grande ganho para os usuários. “É fundamental no tratamento do paciente com ferida a assistência sistematizada pautada em protocolo, que contemple avaliação clínica, diagnóstico precoce, planejamento do tratamento, implementação do plano de cuidados, evolução e reavaliação das condutas e tratamento, além de trabalho educativo permanente em equipe, envolvendo o paciente, familiares e cuidadores”, destaca a diretora da Atenção Básica, Daniele Swaizer.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, foi realizada capacitação com todos os profissionais de enfermagem da Secretaria da Saúde, para a utilização do Manual Básico para Tratamento de Feridas, contemplando fluxo de atendimento e atribuição dos profissionais, Avaliação e Tratamento de Feridas e Estudo de Caso e Prática de aplicação de coberturas.

Conduziram a capacitação, a equipe técnica responsável pela elaboração do manual, composta pelas enfermeiras Carla Gallarreta Rolão, Daniele Cristine Swaizer Galgaro, Maria Rosangela Mossmann, Karolina Karen Kanzler Duarte e a Dr. Viviane Rachid e as enfermeiras Vanessa Morais Sorgetz, que é especialista em Estética aplicada a Saúde e Dermatologia e Gisele Czadotz, que é Enfermeira dermatológica especialista em feridas complexas e em terapia de pressão negativa, ambas do grupo Max Cirúrgica.

 

Texto e fotos: Imprensa Prefeitura de Gramado

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top