skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

DISCRIMINAÇÃO RACIAL escolas de Gramado recebem livros educativos

Lançamento do projeto afroletramento para professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal

 

Na última segunda-feira (19), ocorreu o lançamento do projeto *Afroletramento junto aos professores dos anos iniciais e equipes pedagógicas do Ensino Fundamental do município de Gramado.

Estiveram presentes na formação a Secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, o defensor público de Gramado, Igor Menini, e o vice-prefeito, Luia Barbacovi. O evento foi marcado por uma formação pedagógica com a temática do material didático adquirido e como utilizá-lo em sala de aula.

O vice-prefeito Luia Barbacovi esteve na abertura do evento e destacou a importância do tema, aproveitando para desejar um bom início de ano letivo às equipes. “O acolhimento e a inclusão marcam as crianças para o resto da vida e por isso esse trabalho da Educação é tão importante. Que tenhamos um bom ano de 2024”.

O projeto conta com a aquisição de obras literárias voltadas para os alunos de 1º a 5º anos, do escritor Edergênio Negreiros Vieira, que esteve presente na formação para falar sobre Afrocentricidade, Literatura e Afroletramento.

Após esse momento, a professora Marina Minhote, representante da editora Inteligência Educacional, apresentou os materiais e as diversas maneiras de como trabalhá-los com os estudantes, bem como demonstrou a utilização da plataforma com  conteúdo digital, suporte para a prática pedagógica dos docentes.

O defensor público de Gramado, Igor Menini, ressaltou a necessidade da representatividade presente nesses materiais didáticos. “Este evento é um passo importante para o Termo de Cooperação de Combate à Discriminação Racial que assinamos em março de 2023. Com essa abordagem, conseguimos instruir os cidadãos para que tenham uma visão crítica e a noção da necessidade de construirmos uma sociedade justa e inclusiva”, disse. Texto: Imprensa Prefeitura de Gramado

 

 

A saber:

Afroletramento –  A Coleção Afroletramento é composta por cinco livros literários destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada um dos livros literários possui um livro do professor, que, além de orientar a aplicação do material em sala de aula, também contribui para a formação do próprio professor, pois a aquisição de saberes e conhecimentos acerca da temática racial no Brasil é um processo coletivo, que deve envolver todas as camadas sociais.

Reproduzir vídeo –  A Lei
O projeto está em consonância com a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil. A Lei salienta uma necessidade urgente da sociedade brasileira em conhecer, respeitar, preservar e celebrar a rica herança social e cultural africana, que é um dos pilares da identidade nacional do Brasil, e que muitas vezes é marginalizada, silenciada e/ou hostilizada pelos próprios brasileiros.

A coleção – A Coleção pretende, desse modo, promover maior integração entre estudantes, comunidade escolar e famílias, para que a temática do afroletramento seja ampliada dentro e fora da sala de aula, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social.

 

Afroletramento

 

Fotos: Imprensa Prefeitura de Gramado

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top