skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

ABERTURA DA COLHEITA DA OLIVA acontece dia 16 de fevereiro em Gramado

Deputado Frederico Antunes; André Bertolucci sócio-proletário do Olivas de Gramado; Nestor; Eduardo; Renato Fernandes presidente do IbraOliva e esposa Cinara Fernandes

 

Prefeito Nestor convida o governador Eduardo Leite

Nesta segunda-feira (05), o prefeito Nestor Tissot cumpre agenda em Porto Alegre. Reunido com o sócio-proprietário do Olivas de Gramado André Bertolucci e com o presidente do IbraOliva Renato Fernandes, o prefeito realizou a entrega do convite para a 12ª Abertura da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini. O evento ocorre no dia 16 de fevereiro, no Parque Olivas de Gramado e terá a sustentabilidade como tema.

 

A programação contará com estações técnicas, palestras e mostra de produtos da olivicultura gaúcha, sendo o principal evento olivícola do país. “Gramado sedia a abertura da colheita da oliva com muito orgulho e será um prazer contar com a presença do governador nesta data que é um marco e mostra o potencial do Rio Grande do Sul para olivas e azeites de alta qualidade”, destacou o prefeito.  Foto e texto: Imprensa Prefeitura de Gramado

 

 

Olivas de Gramado recebe Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2024

 

A solenidade é realizada pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e acontece no dia 16 de fevereiro no empreendimento da família Bertolucci.

Um dos pioneiros em olivoturismo no Brasil, o Parque Olivas de Gramado será a sede da Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2024. A 12ª edição do ato oficial acontece no dia 16 de fevereiro, às 9h, e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e  Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com o parque e Prefeitura de Gramado.

Na ocasião, que contará com a presença de produtores de azeite de oliva de diversas regiões do país, integrantes do Ibraoliva, autoridades e imprensa, será debatida a sustentabilidade na produção do azeite de oliva, uma das pautas prioritárias da entidade para 2024.

Diferente de muitos produtores que foram prejudicados devido aos constantes temporais em diversas regiões do Rio Grande do Sul ao longo do ano passado, a produtividade do olival da família Bertolucci não foi afetada, pelo contrário, a previsão é de um crescimento de 10% a 15% na colheita deste ano em relação a 2023.

“Quanto a importância do Olivas de Gramado dentro do olivoturismo mundial, eu não tenho receio nenhum de afirmar que hoje é o maior empreendimento do mundo. Nós não temos nem mesmo no hemisfério norte algo parecido com o Olivas de Gramado. É um orgulho muito grande nós termos um associado ao Ibraoliva desse tamanho, dessa magnitude”, ressalta Renato Fernandes, presidente do Ibraoliva.

A previsão é que a colheita no Olivas de Gramado aconteça entre o final do mês de fevereiro e início de março. Este ano, pela primeira vez, os visitantes poderão vivenciar as etapas de colheita da oliva e extração do azeite in loco. A experiência será comercializada e vai incluir ainda gastronomia e outras atividades que serão divulgadas ao público em breve.

“O nosso terroir aqui na Região das Hortênsias tem algumas nuances, variáveis diferentes de outras regiões do Rio Grande do Sul. Os estágios de floração, polinização, fecundação e “pegamento” dos chumbinhos (embrião da azeitona, a partir do qual nasce o fruto e onde inicia seu processo de maturação) aconteceram dentro do timing correto e já estão iniciando a curva de maturação com uma quantidade de frutos relativamente boa, pois nosso pomar resistiu bem às intempéries climáticas que atingiram fortemente o nosso estado. Agora, é aguardar o momento certo para colher, de acordo com o perfil sensorial que queremos dar para o nosso azeite de oliva extravirgem Terroir Serrano”, comemora André Bertolucci, azeitólogo do Olivas de Gramado e diretor de olivoturismo do Ibraoliva.

Privilegiado por produzir azeites exclusivos e diferenciados, resultantes das características únicas proporcionadas pelo solo da Serra Gaúcha, o Olivas de Gramado marcou o seu nome em concursos renomados de olivicultura em 2023.

Um deles foi o New York International Olive Oil Competition, nos Estados Unidos, onde o azeite Terroir Serrano – Blend Campo Multivarietal 2023 recebeu medalha de prata e foi reconhecido como um dos melhores do mundo. A produção do empreendimento também entrou para o Flos Olei, guia que reúne os 500 melhores azeites extravirgens do mundo.

Renato Fernandes ressalta o protagonismo da Serra Gaúcha na produção de oliva. “Aqui na Serra Gaúcha tivemos o pioneirismo de ter a cultura da oliva iniciada mesmo antes dos próprios portugueses chegarem. Na região de Vacaria, onde os jesuítas passaram, nos idos de 1622, a Nossa Senhora das Oliveiras já era cultuada. Todo esse simbolismo e o envolvimento do olivoturismo na Serra Gaúcha será resgatado na Abertura da Colheita da Oliva 2024”, enfatiza.

 

Pioneirismo e inovação no olivoturismo

Considerada uma matriz econômica que deve ser cada vez mais adotada pelos olivais ao redor do mundo, o Olivas de Gramado é um dos expoentes do olivoturismo nacional e também da América do Sul graças às diversas atividades de turismo oferecidas dentro dos seus 153 hectares de área, sendo 29 hectares deles de olival, e em outros ambientes do parque.

Buscando proporcionar uma imersão cada vez maior no mundo do olivoturismo, no radar de novidades está a construção de uma nova atração: a Azeitaria do parque Olivas de Gramado. O espaço terá sala de imersão, restobar, loja e vai possibilitar ao visitante produzir seu próprio blend de azeite de oliva, com um rótulo personalizado.

Entre as opções de experiências já existentes está a Degustação Sensorial Harmonizada de Azeite. A atração é uma cortesia aos visitantes e permite conhecer a história do azeite de oliva, o processo de plantio, colheita e extração, e ainda degustar o azeite de oliva extravirgem e infusões aromáticas da grife Olivas de Gramado.

Já a Trattoria, responsável pela gastronomia do parque, conta com o primeiro cardápio triplamente harmonizado com azeites de oliva, vinhos, espumantes e cervejas especiais da América Latina.

Para os amantes de aventura, o parque oferece a experiência da Bike Voadora, que possibilita pedalar  720 metros (360 ida e 360 volta) por cima dos olivais, a uma altura máxima de 22 metros. Enquanto o Olivas Sunset é o momento de curtir o pôr do sol mais lindo da Serra Gaúcha com música, natureza e diversão.

O Parque Olivas de Gramado funciona de quinta a terça-feira (fechado às quartas-feiras), das 10h30 às 18h, oferecendo uma vivência exclusiva no mundo do olivoturismo. Texto: Melissa Hugentobler / Foto: Sérgio Azevedo

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top