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Tela Tomazeli l Editora

Aeroporto de Vila Oliva – Acesso para Gramado e também para São Francisco de Paula

Novo aeroporto da Serra terá investimentos de mais de R$ 200 milhões para qualificar estradas de acesso.

Ponte avaliada em R$ 100 milhões fará a ligação entre Caxias do Sul e Gramado, em substituição à atual estrutura, a ponte do Raposo

 

*Matéria Exclusiva gramadomagazine – não reproduzir sem autorização.

 

O futuro aeroporto que ficará localizado entre Caxias do Sul e Gramado começa a ganhar ainda mais forma. A Secretaria de Planejamento do município da região Uva e Vinho já trabalha com os estudos sobre os acessos pelo distrito de Vila Oliva até o município das Hortênsias e um levantamento topográfico foi realizado.

 

O aeroporto

 

 

A ponte

Investimentos de mais de R$ 274 milhões devem marcar os projetos que são estudados. A construção de uma nova ponte, de cerca de R$ 100 milhões, em substituição à Ponte do Raposo, na divisa entre as cidades, está entre elas. Conforme relatório técnico, uma vistoria chegou a ser feita em 14 de abril, pelas equipes técnicas das Prefeituras de Caxias do Sul e Gramado, para alinhar a estratégia de atuação e elencar o melhor traçado para a ligação viária.

 

Novo local da ponte.

 

Na ocasião, definiu-se o local mais adequado para a travessia sobre o Rio Santa Cruz, onde será necessária a construção de uma nova ponte. “A chamada nova ponte não foi resultado apenas do pensamento de Caxias. Reunimos técnicos deste município e de Gramado e houve uma decisão conjunta. Este trabalho foi disponibilizado para o governo estadual junto ao Daer”, afirma a secretária da pasta, Margarete Bender.

 

 

Nova ponte

A primeira ligação viária proposta e orçada em cerca de R$ 100 milhões diz respeito à construção de uma nova ponte que ligará Caxias e Gramado. Conforme o Planejamento caxiense, hoje existem restrições sobre a estrutura da ponte Major José Nicoletti, que não comportaria, por exemplo, o fluxo de trânsito que existirá. O trajeto, de quase 2 quilômetros, também é sinuoso, o que torna uma estrada perigosa pelo alto índice de curvas.

“A chamada Ponte do Raposo, estrutura existente atualmente sobre o Rio Santa Cruz, apesar de seu valor histórico e arquitetônico (data de 1936), não está dimensionada para absorver o tráfego de veículos projetado. Portanto, vislumbra-se a necessidade de construção de nova ponte, dimensionada a prever a futura demanda de veículos, especialmente aquela criada pelo Novo Aeroporto da Serra Gaúcha. Estima-se que esta nova estrutura realize a travessia de um vão aproximado de 300 metros sobre o Rio Santa Cruz”, diz documento elaborado.

Além da extensão aproximada de 300 metros, prevê-se uma altura do nível do rio de 120 metros.

Para que essa ponte se torne uma das ligações, o acesso pela Estrada Municipal Luiz Daneluz precisará passar a ser responsabilidade do governo do Rio Grande do Sul. Conforme o Daer e a SELT, essa etapa já está nos planos.

“A rodovia de acesso da RSC-453 ao futuro aeroporto Vila Oliva, deverá ser estadualizada, assim como o segmento que parte de Vila Oliva até a nova ponte proposta. Isso significa que o acesso passará a constar no mapa rodoviário do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) como rodovia estadual planejada”, afirma em nota.

A autarquia estadual complementa que “sendo uma rodovia estadualizada, os trechos abrangidos obedecerão a características de rodovias estaduais, com seus consequentes atributos geométricos previstos nas normas técnicas”.

Por fim, o DAER coloca que a rodovia que parte da ponte até o Centro de Gramado está em estado de pavimentação adiantado.

 

Convênio

Apesar da Ponte do Raposo não ser utilizada como via principal, ela será reformada através de convênio firmado entre os dois Executivos municipais. A Câmara de Vereadores de Caxias autorizou na quinta-feira, dia 24 de agosto, em sessão, a parceria, que terá vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato.

Os recursos que serão investidos para as obras, como material e mão de obra, serão divididas de forma igualitária entre as Prefeituras. A licença ambiental já foi emitida e estima-se que o investimento seja de R$ 329 mil. Quando os trabalhos iniciarem, a ponte será interditada.

 

Ponte do Raposo.

 

Qualificações e melhorias em trechos

O Mapa Geral dos Acessos ao Aeroporto Regional prevê outros grandes investimentos para qualificar as vias existentes, pavimentar e alargar trechos.

No trajeto de Caxias, a distância do aeroporto à divisa com o Município de Gramado, na localidade de Pedras Altas, totaliza, aproximadamente, 24 quilômetros, com um investimento aproximado de R$ 60 milhões. Destes, 6 km estão pavimentados e 18 precisam receber asfaltamento.

A primeira ligação será partindo do acesso ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, seguindo por 6 quilômetros pela Estrada Municipal Geraldo D’Agostini até a sede urbana do Distrito de Vila Oliva. Dos atuais 20 metros, há previsão de alargamento para 30 metros.

A segunda ligação será cruzando a sede urbana do Distrito de Vila Oliva por 1,2 km pela Avenida Gavioli.  A faixa de domínio público, de 15 metros será alargada para 30 metros.

O terceiro ponto é saindo da sede urbana do Distrito de Vila Oliva, indo em direção por 8,4 km pela Estrada Municipal Luiz Daneluz, até o entroncamento com a Estrada Municipal, na altura do número 341. A via atualmente não é pavimentada, mas já possui levantamento topográfico e laudos ambientais.

Por fim, a última ligação será do entroncamento, seguindo por 7,7 km pela Estrada Municipal, na localidade de Santa Cruz, até chegar a uma extensão de 850 metros, aproximadamente, em áreas particulares até a travessia do Rio Santa Cruz. O local também precisará ser pavimentado, mas possui levantamento topográfico.

Em vários destes locais, há moradias. Por isso, será necessário indenizar os proprietários destas residências, para serem realizados os alargamentos das pistas.

 

Estrada Municipal Luiz Daneluz

 

Movimento contrário

De Gramado, a distância em relação à ponte a ser construída até o centro urbano, totaliza, aproximadamente, 16 quilômetros. Destes, 9,8 já estão pavimentados ou em processo de pavimentação pelo Município, e 6,2 km a pavimentar. Já possui um projeto elaborado e a previsão de investimento necessário está na casa dos R$ 18 milhões.

 

Pela RSC- 453, por São Francisco de Paula

Para quem desejar se deslocar até São Francisco de Paula, o Município de Caxias do Sul projeta uma ligação até Apanhador, pela RSC-453. Do novo aeroporto, seguirá por um trecho de 3,6 km, que deverá ser aberto e licenciado. Ele contornará a porção sul do sítio aeroportuário, ligando a Estrada Municipal Geraldo D’Agostini à Estrada Municipal Astrogildo Augusto Stumpf. “Mais um segmento de 10,4 km que segue pela Astrogildo A. Stumpf, passando pelo Município de São Francisco de Paula, até a ligação com a RSC-453, na localidade de Apanhador”, diz no documento de Mapa de Acessos.

A extensão total de 14 quilômetros não é pavimentada e há uma previsão de investimento de R$ 14 milhões. O trecho de 3,6 km  conta com projeto executivo, em elaboração;  já o trajeto de 10,4 km ainda não tem projeto.

 

Ligação com São Francisco de Paula.

 

Aeroporto ao centro urbano de Caxias

A Secretaria de Planejamento prevê qualificar a ligação do centro urbano de Caxias até o aeroporto de Vila Oliva, que possui uma distância entre ambos de 27 quilômetros.

O principal acesso se dá pela Rodovia RSC-453, desde o entroncamento com a BR-116, numa extensão de 8,3 km até o Trevo de acesso à Fazenda Souza. Na sequência, percorre em torno de 4,5 km pela VRS-829, 1 quilômetro pela Avenida Dante Marcucci, 2,4 km pela Estrada Municipal Fermino Bosardi, 1,4 km pela Estrada Municipal Água Azul, e 9,4 km pela Estrada Municipal Geraldo D’Agostini. O investimento estimado é de R$ 30 milhões.

 

Imagens: Secretaria do Planejamento de Caxias/Divulgação.

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