skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

10 curtas do Educavídeo abrem o 51º Festival de Cinema de Gramado

Enaltecer os talentos oriundos de Gramado é uma missão central da Administração Municipal que se materializa cotidianamente. A noite da última sexta-feira, 11 de agosto, foi marcada pela exibição dos filmes produzidos pelo Educavídeo, durante o 51º Festival de Cinema de Gramado.

Conduzido pela Secretaria da Educação, o Educavídeo foi criado em 2011, durante a gestão do prefeito Nestor Tissot e do vice-prefeito Luia Barbacovi. A proposta era que estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, provenientes das escolas municipais, se aventurassem em experimentações audiovisuais de curta metragem. Desde o ano passado, uma turma voltada para o público adulto também realiza as produções.

Conforme o costume, os filmes produzidos ao longo do ano anterior são apresentados em uma noite especial durante o Festival de Cinema. Uma novidade nesta edição é que os alunos responsáveis pelas produções exibidas receberam prêmios em oito categorias distintas, sendo honrados com o tradicional troféu do festival, o Kikito. O júri encarregado de avaliar os filmes foi composto por: Ike Koetz, Secretário de Inovação; Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário da Cultura; Simone Tomazelli, Secretária da Educação; Lisiane Pinto, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – UAB, Polo Véra Grin; e Amanda Menger, Professora da Rede Municipal de Ensino.

O prefeito Nestor Tissot manifestou sua satisfação ao contemplar os trabalhos premiados e exibidos no festival. “É com imensa alegria que observo o crescimento contínuo deste programa a cada ano. O Educavídeo surgiu durante minha primeira gestão como Prefeito de Gramado, a partir do anseio de diversos jovens em compartilhar narrativas e expressar sua arte. Nesta noite, tive o privilégio de apreciar obras cinematográficas de muita qualidade”, disse.

Vale ressaltar que o 51º Festival de Cinema de Gramado estende-se até sábado, dia 19, contemplando os alunos com atividades especiais dentro da programação. Os curtas-metragens apresentados neste ano podem ser assistidos por meio do canal oficial do Educavídeo no YouTube.

 

Confira os premiados do Educavídeo

Melhor Curta: Para Sempre Nós (2022)

 

Melhor Diretor: Vicente Cleo Pinheiro de Oliveira – A Máscara (2023)

Melhor Fotografia: A Máscara (2023)

 

Melhor Atriz: Mariane dos Santos Kammer – O Sumiço (2023)

 

Melhor Ator: Lorenzo Pistorello Haubert – Caso 001 (2023)
Melhor Roteiro : Caso 001 (2023)

 

Destaque NPD: Prêmio de Melhor Fotografia para o curta “Um Ponto de Luz (2023)”

Melhor Roteiro para o curta “Marinalva – Em Busca de um Sonho (2022)”

 

 

Texto: Ascom/PMG

Fotos: Agência PressPhoto

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top