skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Instituto Cultural Laje de Pedra integra programação em homenagem à escritora Lya Luft

Carpinejar, Tânia, Roger

Bate-papo com Tânia Carvalho e Fabrício Carpinejar, mediado por Roger Lerina, marcou as comemorações do lançamento da edição de 20 anos do best seller Perdas & Ganhos

Cerca de cem pessoas entre familiares, amigos e leitores participaram, nesta terça-feira (30/05), do jantar em homenagem à escritora Lya Luft organizado pelo Instituto Cultural Laje de Pedra, no Farol Santander, em Porto Alegre. Com assinatura do chef Deivid Marques, o cardápio da noite foi inspirado em uma seleção dos pratos prediletos da autora gaúcha falecida em 2021. O encontro, que contou com um bate-papo entre a jornalista Tânia Carvalho e o escritor Fabrício Carpinejar, com mediação do jornalista Roger Lerina, sobre a autora, ocorreu na sequência ao debate sobre a obra Perdas & Ganhos, promovido pela Biblioteca Pública do Estado (BPE) para o lançamento da edição comemorativa aos 20 anos do best-seller.  

Perdas & Ganhos ficou 113 semanas consecutivas no topo da lista dos mais vendidos da Revista Veja. Com quase 1 milhão de exemplares comercializados, o livro foi traduzido para 13 países. Com prefácio inédito de Carpinejar, a edição especial foi o pano de fundo do encontro, que celebrou a literatura e a gastronomia. 

“É uma data importantíssima e não poderíamos deixar que passasse em branco”, ressalta o  gestor cultural do ICLP, André Venzon. “Celebrar as iniciativas culturais da nossa terra é um dos pilares do Instituto, que mantém exposições permanentes em sua sede, em Canela, e reverencia a arte contemporânea em todas as suas manifestações”.

 

Susana Luft e o Eduardo Luft, filhos da Lya, se ainda quiseres aproveitar. Crédito Vini Dalla Rosa.

 

 

Sobre o Instituto Cultural Laje de Pedra

Braço cultural do Kempinski Laje de Pedra, de Canela, o Instituto foi lançado em novembro de 2022 durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura, na Serra Gaúcha. Envolta pela atmosfera do Vale do Quilombo, a instituição se propõe a valorizar e divulgar a paisagem natural e cultural da região na América do Sul de diferentes formas, em especial a partir das belezas naturais, da qualidade da gastronomia regional, da música erudita e da arte contemporânea. 

Com projetos plurais, que vão da Orquestra Filarmônica Laje de Pedra ao complexo expositivo Galeria do Laje — que fomenta o colecionismo e o diálogo no campo das artes visuais — o objetivo é atrair artistas e público que desejam compartilhar a poesia do território e honrar os grandes talentos do sul do Brasil, sempre em relação de intercâmbio com outros centros de excelência cultural e em busca dos mais exigentes espectadores. Pelo local, já passaram trabalhos de artistas como Clóvis Dariano, Leopoldo Plentz, Betina Samaia, Inês Schertel, Heloísa Crocco, entre outros, além dos designers Zanini de Zanine e Aristeu Pires.

 

Foto: Divulgação

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top