skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Sebrae RS é co-realizador da 6ª edição do Connection

Frente a ações que valorizam o empreendedorismo, o Sebrae Rio Grande do Sul assina como co-realizador do Connection Terroirs do Brasil com objetivo de aumentar a participação das pequenas empresas ao evento e de novos destinos turísticos.

 

O que é terroir?

 A palavra pode ser compreendida de forma literal pela origem etimológica do radical francês “terr”, proveniente do latim clássico “territorium”, cujo significado é área de circunscrição política, também encontrado em termos como “terre” (terra, solo), “terrain” (terreno). Refere-se a uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista de sua aptidão à agricultura. É amplamente utilizada pela viticultura e também pela cafeicultura, que se apropriaram do uso do termo “terroir” para atribuir valor de identidade única ao produtos de um território específico, contudo, o conceito será usado como referência para, na edição do Connection, apresentar as riquezas únicas do Brasil em toda sua biodiversidade, tendo o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião.

O Sistema Sebrae é um dos grandes responsáveis por difundir e apoiar a implementação das identificações geográficas no Brasil. “O Connection é uma oportunidade importante para difundir o conceito das indicações geográficas tanto do lado de território, em se apropriar e entender o que aquele produto representa e pode ser embaixador daquela localidade/região e, também, de levar a informação ao público final, para que ele conheça os diferenciais e as questões únicas em que esse produto foi produzido”, avalia a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Bonotto Hoffmann Paim. 

Alguns exemplos de regiões e produtos únicos do Brasil são: Vale dos Vinhedos para vinhos, Goiabeiras para panelas de barro, Região do Cerrado Mineiro para café, Canastra para queijo, Divina Pastora para rendas, Franca para calçados, Linhares para cacau e Salinas para aguardente de cana. Todos estes citados possuem a Indicação Geográfica – IG, um registro diferenciado conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima 

 

Como será o evento?

O Connection Terroirs do Brasil está dividido em quatro pilares temáticos (biodiversidade, competitividade, mercado e turismo). Com cinco edições já realizadas, o Connection foi pioneiro na modalidade, no setor de turismo e no Brasil. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas do Connection Terroirs do Brasil, que reunirá painelistas nacionais e internacionais. A programação se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com IG, e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com sessões de negócios.

Além disso, esta edição trará mais uma novidade: roteiros especiais de benchmarking numa imersão exclusiva pelos casos de sucesso dos principais terroirs e indicações geográficas da Serra Gaúcha. “Uma oportunidade para que a cadeia produtiva do turismo conheça produtos que representam a sua região/cidade/Brasil e que incorporem esses produtos em seus processos, valorizando a questão da regionalidade e, também, de produtos únicos e legítimos”, conclui Amanda.

O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos. Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience.

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top