skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

APAE Gramado

Também é um Centro Especializado em Reabilitação

Nesta segunda-feira (03) o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi e alguns vereadores do município receberam o secretário interino da Saúde, Volnei Desian, o presidente da APAE Gramado, Ilton Mullher, e a coordenadora da APAE Gramado, Juliane Zalamena, para a oficialização da instalação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo II junto às instalações da APAE Gramado.

O município foi contemplado com um recurso federal de R$ 140 mil por mês para oferecer o serviço. A conquista é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Saúde, com a APAE Gramado, o Governo Estadual e o Ministério da Saúde.

Com a instalação do CER, Gramado passa a ser referência para outros 16 municípios no atendimento especializado de pessoas com deficiência física ou intelectual que necessitam de reabilitação com uma equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

“Antes, quem precisava colocar uma prótese, por exemplo, precisava ir muitas vezes até Caxias do Sul para realizar a reabilitação, e agora vamos oferecer esse atendimento aqui em Gramado”, conta Volnei. “É a comunidade que sai ganhando com mais esse avanço no atendimento de saúde”, resume o prefeito Nestor.

 

Final de semana foi de conscientização sobre o autismo em Gramado

 

Com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assim reduzir a discriminação e o preconceito, o dia 02 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

Em Gramado, duas ações marcaram a data no sábado (01). Pela manhã, uma carreata promovida pela Associação de Pais e Amigos do Autista Canela e Gramado (AMA) percorreu as ruas centrais de Gramado em direção a Várzea Grande. De tarde, a APAE Gramado, em parceria com entidades e associações locais, promoveu o Piquenique da Inclusão no Lago Joaquina Rita Bier. As duas iniciativas buscaram chamar atenção para o autismo a fim de que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, que são fundamentais para seu desenvolvimento.

 

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social para esse público.

 

Crédito: Ascom/PMG

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top