skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Escolas de Nova Petrópolis recebem atividades de prevenção à pedofilia

História “A menina das cores” foi apresentada a cerca de 300 crianças da pré-escola

 Nos dias 26 e 27 de maio, cerca de 300 crianças das turmas de pré-escola da rede municipal de ensino participaram de atividades de prevenção à pedofilia. As crianças foram orientadas sobre o tema de forma lúdica e divertida, através da história “A menina das cores”, de Rita Cândido. No total, 10 escolas receberam a atividade, que integrou a Semana Municipal de Combate à Pedofilia, organizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), departamento vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

A história “A menina das cores” foi apresentada às crianças de pré-escola pela professora Marta Buss. A atividade foi ilustrada com figuras de meninas em tamanho real, mas com diferentes cores e expressões faciais. Na história, cada cor e expressão facial corresponde a um lugar do corpo em que a personagem é tocada.

“É uma atividade com um forte caráter pedagógico, em que são utilizados os recursos apropriados para ensinar às crianças dessa idade os lugares do corpo em que elas não podem ser tocadas. E no caso de serem tocadas indevidamente, para quem as crianças devem relatar a situação”, explica o coordenador do SCFV e responsável pela Semana de Combate à Pedofilia, Webergton Gomide Cordeiro de Carvalho.

“Foi uma atividade gratificante, pois apesar do tema delicado, as crianças são espontâneas e muito questionadoras”, afirmou a assessora pedagógica Noeli Maria Weber Hansen, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

 

Semana de combate a pedofilia

A abertura da Semana Municipal de Combate à Pedofilia aconteceu no dia 23 de maio, com a participação do prefeito Jorge Darlei Wolf e da delegada Deise Salton Brancher, que integra o comitê municipal de enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes em Bento Gonçalves.

Em sua fala, o prefeito destacou a importância de profissionais de diferentes áreas para o combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Não podemos pensar em qualquer tipo de ação de forma individualizada, mas sim de forma coletiva”, disse.

Na programação da Semana de Combate à Pedofilia, além das atividades nas turmas de pré-escola, no dia 24 de maio as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos confeccionaram um mural durante uma oficina do projeto “Arte Urbana”.

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top