skip to Main Content

Prefeitura anuncia mudanças no carnê do IPTU 2022

Lago Negro. Foto: Tela Tomazeli

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022, Taxa de Coleta de Lixo e Taxa de Lixo Verde (Resíduos Sólidos Especiais) será em forma de boleto este ano, ao invés do tradicional carnê. A alteração tem como objetivo reduzir custos, destinando o valor economizado para a Saúde e Educação do Município, e ainda, pretende-se contribuir com o Meio Ambiente, uma vez que grande parte dos contribuintes acabam pagando na Cota Única e o restante do carnê se torna lixo.

Os contribuintes receberão a cobrança via correios, a qual contém três boletos, sendo cada um de uma modalidade de pagamento:

1ª OPÇÃO DE COTA ÚNICA: À vista com 15% de desconto, caso não tenha dívida ativa ou parcelamento, e 10% de desconto, caso tenha dívida ativa ou parcelamento, vence em 25 de fevereiro.

2ª OPÇÃO DE COTA ÚNICA: À vista com 5% de desconto, com qualquer situação, vence em 15 de março.

1ª PARCELA DO PARCELAMENTO: A 1ª parcela vence em 15 de março. Essa modalidade não possui descontos.

Deverá ser escolhida somente uma das opções ofertadas, no entanto, se escolhida a opção de parcelamento, o contribuinte poderá emitir as demais parcelas, segunda a décima parcela, pelo site www.gramado.rs.gov.br, solicitar por e-mail iptu@gramado.rs.gov.br ou dividaativa@gramado.rs.gov.br, pelo WhatsApp (54) 98401-7751 ou presencialmente no balcão de atendimento da Secretaria da Fazenda.

Para os imóveis multipropriedade e boxes com matrículas individualizadas será ofertado apenas duas modalidades, a primeira opção de Cota Única com vencimento em 25 de fevereiro e a segunda Cota Única com vencimento em 15 de março, as duas com os mesmos descontos e condições dos outros imóveis. Salienta-se que esse ano não terá parcelamento para esses imóveis.

Prevendo um atraso na entrega dos carnês este ano, devido a pandemia, a Administração orienta aos contribuintes que retirem as guias através dos canais oficiais, disponibilizados anteriormente, para que os contribuintes não percam os prazos e descontos vantajosos ofertados.

Para baixar a guia de pagamento acesse https://bit.ly/3L87Ymn

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top