skip to Main Content

Lei que incentiva o cicloturismo no RS é aprovada por unanimidade

Deputada Zilá Breitenbach. Foto: Divulgação

Na primeira sessão plenária do ano, realizada nesta terça-feira (08) a Assembleia Legislativa do RS aprovou por unanimidade o projeto de lei 34/2021, de autoria da deputada Zilá Breitenbach, que busca incentivar o Cicloturismo no Estado como uma oportunidade para o desenvolvimento local e regional.

“Promover o cicloturismo nos traz uma série de benefícios: agrega valor à cadeia do turismo sustentável, promove a mobilidade e a valorização do meio ambiente, além de promover o desenvolvimento regional, fomentando a economia. Com esta lei, criaremos um dispositivo de fomento desta modalidade, assim como fortaleceremos a formação de consórcios ou instâncias com a participação ativa de associações, agregando sociedade civil, poder público e iniciativa privada”, reforça a deputada Zilá.

No Brasil, apesar da escassez de dados, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) apontou um crescimento de 118% nas vendas de bikes em 2020 em comparação com 2019. Outra pesquisa traz dados sobre o perfil do cicloturista brasileiro realizada pelo Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo da UFRJ. Conforme o estudo, em 2018 cerca de 40% dos praticantes viajavam entre 4 e 7 dias em média durante seus roteiros, sendo que 44,8% gastam entre R$ 100 e R$ 249 reais diariamente.

“O cicloturismo não é moda, é tendência e também uma oportunidade concreta para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul, e promoção da saúde”, disse Zilá que também é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS.

Tramitação nas comissões: http://proweb.procergs.com.br/temp/PL_34_2021_09022022103726_int.pdf?09/02/2022%2010:37:27

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top