skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Em acordo com Bento Gonçalves, estrutura da UCS passa a acolher turmas do Ensino Fundamental

Fotos: Paula Larentis/UCS, José Martim Estefanon/Prefeitura de Bento Gonçalves

Parceria foi formalizada nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, no Campus de Bento Gonçalves; cerca de 200 alunos devem estudar nos ambientes da UCS já em 2022

A UCS Bento Gonçalves vai acolher estudantes do Ensino Fundamental, de turmas do 6º ao 9º ano, a partir de 2022, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O acordo para oficializar o convênio foi assinado na manhã desta terça-feira, dia 18 de janeiro, no Campus Universitário.

A estrutura inovadora e o ambiente reconhecido pela qualidade de ensino passarão a fazer parte da rotina dos estudantes da rede pública de Bento Gonçalves. Com o acordo, a Universidade passa a alocar parte da estrutura física e equipamentos, nos turnos da manhã e tarde, para o uso de alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque.

A UCS Bento Gonçalves conta com equipamentos de ponta para a formação acadêmica, presença nos principais rankings internacionais de avaliação de ensino, e prática pedagógica focada na inovação. Com a parceria, esse aporte educacional é estendido à rede pública de ensino.

Além do aspecto físico, a parceria da UCS com o município articula fatores didáticos a propósitos sociais. Entre as demandas, estão o foco na melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a construção de um projeto pedagógico inovador, e mais oportunidades aos alunos num espaço de possibilidades formativas que só uma Universidade pode oferecer.

Acordo – Por meio do convênio, a UCS passa a ceder salas – nos turnos manhã e tarde, que serão utilizadas por 200 estudantes ao dia. As crianças e adolescentes terão à disposição Espaço para Refeitório, Laboratórios, Auditório e Ginásio. Já ao município, cabe a responsabilidade em relação aos professores, transporte dos alunos, material de expediente, merendeiras, alimentação e nutricionista.

A possibilidade de uma educação mais completa, com a utilização dos espaços da UCS, vai ao encontro de outras demandas, como a ampliação de vagas na rede, a elevação da qualidade do IDEB, a implementação de um projeto pedagógico diferenciado, a otimização dos fluxos de transporte, com mais acesso às populações próximas à UCS, a sustentabilidade financeira com o uso de espaços já construídos, a consolidação do processo de reestruturação curricular e um melhor acompanhamento de indicadores da Educação do Município.

Lideranças destacaram diferenciais da parceria

A Secretária de Educação de Bento Gonçalves, Adriane Zorzi, ressaltou a importância do acordo para a comunidade. “Sabemos o quanto é importante preservar nossa educação. Especialmente, nesses dois últimos anos, na pandemia, em que a educação e a ciência fizeram a diferença. Aqui, nesse espaço de construção do conhecimento, teremos o privilégio de contar com 200 alunos, de 6º a 8º ano”, destacou.

Contente com a parceria e com o propósito de fortalecer a formação dos alunos, o vice-reitor da UCS e sub-reitor da UCS Bento Gonçalves, Odacir Deonisio Graciolli, reforça o compromisso da Universidade em contribuir para o fomento e qualificação da educação no município, e projeta novas ações de impacto para a cidade. “A educação é nossa principal bandeira e queremos contribuir cada vez mais com a comunidade. Num segundo passo, poderemos desenvolver ações de Inovação a fim de gerar, em Bento, uma nova economia”.

O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, ressaltou a interlocução entre diferentes setores da sociedade na formatação do projeto. “Quando conseguimos articular academia, setor empresarial, num sentido amplo, e poder público, dá certo. Por isso, esse projeto é importante”, refletiu. Kuiava demonstrou, ainda, apreço à iniciativa que vai possibilitar aos alunos transporte de qualidade à escola, proposta pedagógica inovadora e acesso a laboratórios qualificados e a um campus agradável.

Representando o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, que estava em Porto Alegre participando do lançamento do projeto Avançar no Turismo, a primeira-dama Cláudia Remus celebrou a parceria. “Uma parceria público-privada com uma Universidade de excelência, como a UCS, precisa ser comemorada. Gostaríamos que todas escolas tivessem um superlaboratório de Biologia ou de Física e Química. A partir deste ano, passamos a atender 200 alunos nessa estrutura. Temos que celebrar!”, destacou Cláudia, que é professora de formação.

Fotos: Paula Larentis/UCS, José Martim Estefanon/Prefeitura de Bento Gonçalves

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top