skip to Main Content

Alunos da Feevale fazem estudo de projeto para a construção de um teatro em Gramado

Material foi entregue à Prefeitura na manhã desta quinta-feira, 2 

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, entregou na manhã desta quinta-feira, 2, ao vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o estudo de um projeto para a construção de um teatro na cidade. A cerimônia aconteceu na Prefeitura, com a presença de secretários municipais, vereadores, integrantes da Gramadotur e do Conselho Municipal de Política Cultural, professores e estudantes da Feevale.  

A partir da parceria formalizada com a Prefeitura de Gramado em 25 de setembro do ano passado, acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Feevale fizeram o estudo preliminar para a construção de um teatro, com a supervisão de professoras que atuam no Centro de Arquitetura e Urbanismo e do Centro de Construções Sustentáveis da Instituição.  

O estudo, feito a partir de um plano de necessidades apresentado pela Prefeitura, contempla, além do teatro, restaurante, café, lojas e espaços para entidades do município. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas diversas visitas a Gramado, onde os alunos estudaram a arquitetura local e a materialidade, observando, também, a premissa da sustentabilidade.  

Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, essa parceria é muito importante, pois possibilitou que os estudantes tivessem a oportunidade de vivenciar uma experiência prática, buscando soluções que atendam às necessidades do município e contemplem os princípios de sustentabilidade. “Estamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento de Gramado, cidade na qual a nossa instituição está instalada, e possibilitar aos estudantes uma grande experiência”, destacou, lembrando que a Feevale é uma universidade comunitária e está comprometida com as comunidades em que está inserida. “Não queremos ser protagonistas, e sim, parceiros”, finalizou, dizendo que a Universidade pode contribuir com o município em diferentes áreas, como educação, saúde, cultura e esporte. 

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, disse que a Feevale sempre esteve envolvida com a comunidade e a parceria com o município deverá se fortalecer cada vez mais. “Queremos tornar Gramado uma referência internacional e também trazer grandes espetáculos culturais para a cidade. A Universidade se preocupou em fazer algo moderno, mas sem deixar de lado as características locais”, frisou. O secretário de Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, que está à frente do projeto, comentou que o estudo desenvolvido pelos alunos agora é de posse da Prefeitura, que fará um esforço para viabilizá-lo. 

O diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), João Mossmann, destaca que o desenvolvimento de soluções e de produtos dentro do contexto universitário é relevante para o estudante, pois dá a ele a oportunidade de construir um portfólio sólido durante a sua jornada universitária, impactando significativamente a sua carreira profissional. “Esse intercâmbio entre a universidade, a comunidade e o mundo corporativo é essencial, pois possibilita aos alunos criarem soluções inovadoras que vão ser muito úteis à sociedade”, afirma.  

Sobre o teatro 

O teatro está previsto para ser construído em uma área de cerca de 10 mil m², localizada na Av. Borges de Medeiros, 4.111, no centro de Gramado, que está sob a responsabilidade da Gramadotur. O estudo contempla, ainda, uma área de mil m² para o Centro de Exposições e Congressos Expogramado. 

O estudo do projeto foi realizado por nove estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil: Caroline da Silva Siqueira, Josiel Guadain, Juliana Martini Cordovil, Lucas Oliveira, Nicole Xue Fillmann, Rodrigo Aislan, Rodrigo Macedo, Tayná Thomaz Guterres e Vanusa do Nascimento Ávila. Eles foram orientados pelas professoras Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold e Graziela Rossatto Rubin. 

O estudo foi desenvolvido no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e no Centro de Construções Sustentáveis (CCS) da Universidade Feevale. O Centro de Arquitetura e Urbanismo compreende as atividades de ensino que dão suporte ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que é coordenado pela professora Luciana Néri Martins. O espaço visa à melhoria do ensino, proporcionando aos acadêmicos uma formação interdisciplinar, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.  

Já o Centro de Construções Sustentáveis apresenta problemas reais em sala de aula, possibilitando aos estudantes do curso de Engenharia Civil, que é coordenado pelo professor Marcelo Araújo Machado, uma vivência de ensino aplicada e dinâmica. Com isso, valoriza o olhar multidisciplinar e transversal para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções e, sobretudo, da complexidade das tecnologias de construções sustentáveis.  

Essa matéria tem 1 comentários

  1. Gramado necesita realmente de um Teatro, é una Cidade cultural. Me parecia eztranho, sendo uma Cidade muito Cultural. Fiquei miuito feliz, pois espero poder fazer muitos trabalhos de aruaçao nesta cidade .. Adoro Gramado.. Felicidades pelo Projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top