skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites em destaque no Olivas de Gramado

Foto: Jhefferson Fernandes

Espaço será ampliado, triplicando a atual capacidade por sessão, gerando mais conforto e comodidade aos visitantes. A atividade não tem custo adicional aos visitantes e deve ser agendada no local.

Em Gramado, um dos principais e mais desejados destinos de turismo do Brasil, uma atração vem chamando atenção dos visitantes que buscam experiências diferenciadas em seus passeios. O Olivas de Gramado, parque dedicado ao olivoturismo, vem ganhando popularidade, e recebendo a cada dia mais público e interessados, não só pela linda paisagem natural, rodeada pelos cânions do Rio Caí, mas também pela Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites de Oliva.

André Bertolucci, azeitólogo com formação em análise sensorial e com especialização como mestre lagareiro, explica a proposta do Olivas. “A ideia é proporcionar uma experiência única no que se refere ao azeite de oliva extra virgem e infusões aromáticas, fazendo uma verdadeira imersão no universo das olivas. Além da degustação, compartilhamos experiências, conhecimento e conteúdo sobre olivicultura, com ênfase na história, nos métodos de produção e extração do azeite de oliva, método de colheita, manejo e também sobre os benefícios da Dieta do Mediterrâneo para o nosso organismo”, explica o ele, que é um dos proprietários do empreendimento ao lado do pai e irmãos.

No Olivas de Gramado a experiência sensorial é feita com azeite de oliva extravirgem blend médio (composto pelas variedades arbequina, arbosana e koroneik), infusão exclusiva de ‘Caviar de Chocolate’ (nibs de cacau com baunilha – única na América Latina) elaborada pelo azeitólogo, e outras infusões e azeites gourmets, como canela, limão, bergamota com baunilha, limão siciliano, herbs de Provence, alho em flocos, pimenta calabresa, entre outros. Cada um harmonizado com pães, queijos, charcutaria, legumes e até mesmo frutas, de acordo com as características sensoriais e organolépticas do azeite, e sempre sob orientação de um profissional – ou o próprio André, ou o português João Lima, que está se especializando como sommelier de azeites.  

“Os visitantes se surpreendem com as possibilidades de harmonização, potencializando seu nível gastronômico, ampliando o leque de harmonizações com a percepção das nuances de notas olfativas e sabores que conseguem perceber durante a degustação, literalmente quebrando o clichê de que azeite de oliva só serve para pizza e salada“, destaca André.

Com o aumento da demanda de visitantes interessados em vivenciar a experiência, um grande espaço planejado exclusivamente para as sessões de sensorial está em fase final de preparação. A expectativa é de que a área esteja pronta para utilização até o início de dezembro. “Realizamos em média seis edições diárias, com 45 minutos de duração. Começamos às 10h30 e a última acontece pelas 17h, mas como as vagas são limitadas e agendamento presencial, no parque”, ressalta o empreendedor. 

Os produtos apresentados no sensorial são comercializados na Boutique do Azeite, localizada junto ao restaurante do parque. No local, além de produtos com a grife Olivas de Gramado, estão disponíveis diversas variedades de azeites de oliva extravirgem produzidos por pequenos olivicultores do Rio Grande do Sul. Há, também, uma linha completa de infusões aromáticas, azeites gourmets, cosméticos, licores e outros produtos à base de azeite de oliva. 

Degustação Sensorial Harmonizada

  • Quando: de quinta a terça-feira, das 10h30 às 17h – 6 edições por dia
  • Duração: em média 45 minutos
  • Vagas limitadas: agendamento exclusivamente no local
  • Cortesia

Olivas de Gramado

  • Funcionamento: Segunda, terça, quinta e sexta, das 10h30 às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Quarta-feira fechado.
  • Local: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova – Gramado/RS
  • Ingresso: de R$ 89,90 – 1º lote – a R$ 119,90 (adulto). Desconto 50% para crianças de 12 a 16 anos, idosos e estudantes, até 11 anos isento. 
  • Fone/Whatts: (54) 99610.7626
  • Site: www.olivasdegramado.com.br
  • Instagram: @olivasdegramado
  • Facebook: www.facebook.com/olivasdegramado

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top