skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Gramado tem História

Uma belíssima inciativa da Secretaria da Cultura de Gramado cria intervenção urbana em tapume, com artistas locais.

A exposição Gramado tem história, propõe exatamente o olhar sobre o passado, estudando a ação do humano em seu tempo, e o resultado desse processo. O resultado, por suposto, é o que temos hoje, uma cidade amada por muitos e chão de tantas vivências, tantas experiências. Foto: Tela Tomazeli

A exposição acontece no tapume da obra de restauração da Casa do Major Nicoletti, que está prevista, segundo o prefeito, Nestor Tissot, para ser entregue em janeiro de 2022.

A palavra história vem do grego, e significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”. É a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

A exposição Gramado tem história, propõe exatamente esse olhar sobre nosso passado, estudando a ação do humano em seu tempo, e o resultado desse processo. O resultado, por suposto, é o que temos hoje, uma cidade amada por muitos e chão de tantas vivências, tantas experiências.

Uma dessas vidas é a do Major José Nicoletti Filho, um dos mais importantes nomes da nossa história, e o restauro de sua casa simboliza também o olhar da cidade que ele ajudou a emancipar e desenvolver ao seu próprio passado, ao reencontro com sua cultura identitária e à valorização da sua raiz colonizadora.

A Casa Major Nicoletti Filho está sendo restaurada e, em breve, vai se tornar um lindo museu contando a história de Gramado. Enquanto o restauro não está pronto, é importante falarmos sobre nosso patrimônio e mostrar à nossa comunidade e todos que nos visitam um pouco dos caminhos trilhados por Gramado até aqui.

Para isso, selecionamos 12 fotos de momentos históricos da cidade e convidamos 12 artistas plásticos para apresentar suas releituras destas mesmas fotos. O resultado ficará estampado no tapume da obra de restauro da Casa Major Nicoletti Filho, em uma exposição que denominamos de “Gramado tem história”.

Junto da exposição, teremos também cartazes que apresentam o autor de cada obra e um QR Code que leva para uma publicação a página do instagram da Secretaria da Cultura, que mostra as fotos originais e seus relatos históricos.

A exposição ficará à disposição até o fim da obra de restauro, que deve acontecer nos primeiros meses de 2022.

Artistas:

  • – Alessandro Muller
  • – Geraldo Farina
  • – Giovani Gyung
  • – Rita Gil
  • – Clary Sartori
  • – Sônia Schlee
  • – Roger Martins
  • – Gilmar Stahl
  • – Renata Guzenski
  • – Felipinho Caetano
  • – Jay Almança
  • – Fernanda Manéa

Agradecemos também o apoio da Incorporadora Hasam, responsável pelo projeto de restauro Casa Major Nicoletti Filho e ao arquiteto Joel Oberher, empresa executora da obra.

A Miriam Roloff Krich do Centro de Pintura Gramado, que doou com as tintas para os artista. Texto: Débora Irion

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top