skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Gramado participa do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Scotch-Brite, fabricante de itens de limpeza, juntou-se à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico. O programa proporcionará um destino mais nobre para as esponjas descartadas e a oportunidade de arrecadar dinheiro aos participantes. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Gramado

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Scotch-Brite, fabricante de itens de limpeza, juntou-se à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico. O programa proporcionará um destino mais nobre para as esponjas descartadas e a oportunidade de arrecadar dinheiro aos participantes.

“A intenção é fazer uma campanha de arrecadação nas escolas, pois com cada esponja arrecadada vai gerando pontos e podem ser resgatados em valores para escolas ou entidades sem fins lucrativos, por mais que seja um valor simbólico, ajuda muito pois tiramos do meio ambiente que ninguém sabe afirmar seu tempo de decomposição na natureza”, explica a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Maria de Lurdes Hencke.

A esponja de lavar louça tradicional, de espuma, é feita de poliuretano e outros componentes químicos sintéticos que levam séculos para se decompor. Com o intuito de transformar o resíduo em matéria-prima para novos produtos, como baldes, vasos, lixeiras e pás de lixo, entre outros, até o momento foram coletadas mais de dois milhões de esponjas em 8.668 locais participantes Brasil afora.

Segundo dados das fabricantes, 360 milhões de esponjas domésticas são produzidas anualmente no país e por vezes são descartadas no lixo comum. O descarte correto das esponjas poderá ser realizado na Secretaria de Meio Ambiente, junto a Prefeitura de Gramado, Avenida das Hortênsias, 2029, Centro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top