skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Administração de Gramado conhece o programa Waze for Cities

Durante a manhã do dia 30 de julho, membros da Administração estiveram reunidos com representantes da Waze América Latina. Na ocasião, representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Publicidade conheceram o programa Waze for Cities. O aplicativo já está em funcionamento em Joinville, Porto Alegre e Lajeado. Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado

Na oportunidade o responsável por parcerias da empresa Waze na América Latina, Douglas Tokuno, apresentou as funcionalidades do programa Waze for Cities, o qual consiste em um programa de parceria com municípios, totalmente sem custos, no qual as cidades passam a ter acesso a alguns dados anonimizados do Waze para que possam realizar ações de planejamento urbano e desenvolvimento econômico, com base em dados de mobilidade. Com este programa, as cidades podem incluir informações de intervenções viárias no mapa Waze, melhorando a experiência dos cidadãos.

“O programa trata-se de um intercâmbio de informações que facilita a tomada de decisões do setor público para causar impacto concreto na comunidade. A parceria, se firmada, oferecerá informações de lentidão de tráfego e de incidentes em tempo real. Serão oferecidos pela empresa Waze ao município, dados atuais e com antecedência sobre obras, acidentes, vias interditadas, animais mortos na pista, veículos parados, objetos na via, placas ausentes, entre outros alertas”, explica Ubiratã Luiz Alves de Oliveira – Dr. Ubiratã, secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais.

Ainda por meio do aplicativo, os usuários poderão informar anomalias no trânsito, como por exemplo, buracos na via, semáforos estragados, acidentes, engarrafamentos ou obstruções de passagem, para que a Prefeitura possa então providenciar os reparos necessários para normalizar o trânsito. A ferramenta também será utilizada pela Prefeitura para sinalização de intervenções no trânsito, como bloqueios de ruas, pontos de redução de velocidade, obras na via, entre outras.

Outra vantagem do programa será, com o aprimoramento do aplicativo, o compartilhamento em tempo real da circulação dos caminhões responsáveis pelo recolhimento de lixo na cidade, assim como a localização oficial de pontos de campanhas oficiais e temporárias como vacinação, doações de mantimentos e outras. Os veículos de comunicação também poderão utilizar o aplicativo para repassarem as informações de trânsito para seus públicos.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top