skip to Main Content

Um novo traçado turístico entre Gramado e Canela, no antigo leito da Viação Férrea

Obrigada Ike Koetz!
O documento oficial.

Encaminhei este documento ao prefeito em exercício Luia Barbacovi, com objetivo de ser estudado um novo traçado turístico entre Gramado e Canela, partindo da Várzea Grande. O objeto já contempla o traçado e tem a topografia ajustada, era onde passava o trem. O objetivo é criar uma linha de MOBILIDADE HUMANA, entre os dois municípios, onde terá ciclovias, calçadas, patins e outras alternativas de mobilidade humana, dentro de um paisagismo com nichos e pergolados para convivência de moradores e turistas.

O que diz o documento, retirado da página oficial, acima: SUPERINTENDÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL EXTRATO DE CESSÃO – Processo: 04902.000881/2016-21 Outorgante: UNIÃO Outorgado: Município de Gramado/RS Objeto: área da ex-RFFSA, com 905.310,00m², NBP 6000426-0, antigo trecho ferroviário Taquara-Canela, na cidade de Gramado, localizada entre o Km 20 e o Km 53+363, para que o Município elabore os memoriais descritivos que possibilitarão a abertura de matrícula em nome da União; e prédio da Estação de Várzea Grande, com 150,00m², NBP 6204995-0, para manutenção do Museu Ferroviário que funciona no prédio da antiga Estação. Beneficiários: toda a população da região e todos os potenciais visitantes da cidade turística de Gramado. Fundamento Legal: art. 21, Lei nº 11.483/2007, c/c §3º, art. 6º, Decreto nº 6.018/2007, c/c letra c, VII, art. 1º, Portaria SPU nº 200/2010. Data de Assinatura do Contrato: 05/07/2018

Seguindo o trabalho que realizamos, abaixo o encaminhamento junto ao Executivo e Legislativo as reivindicações do Projeto Gramado de Bicicleta. Após protocolados, os documento foram encaminhados ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para apreciação. A mobilidade HUMANA é o que que deve mover uma comunidade consciente e, de nossa parte não buscamos exclusões, mas sim educação e compartilhamento. Pessoas sendo medidas na mesma régua, a que serve e a que é servida. A do bairro para com as do centro e estas, para com os visitantes. Esta semana temos ainda uma reunião com uma instituição bancária, onde iremos apresentar os projetos, juntamente com campanha para educação e segurança, do ciclista e motorista. Além da manutenção e conservação do que já esta feito, visto que não estamos em momento de exigir dos cofres públicos, pois entendemos as tantas prioridades que a pandemia traz.

Tela Tomazeli

Mentora do Projeto Gramado de Bicicleta

A saber: O projeto Gramado de Bicicleta foi fundado em dezembro de 2012, pioneiro no pais, com o intuito de humanizar o trânsito, através do sistema de compartilhamento na mesma via de rolamento entre bicicletas e veículos a motor. Passados 9 anos, conquistamos através de políticas públicas, 40 bicicletarios, utilização de bicicletas em praticamente todos os hotéis para os hóspedes; roteiros turísticos guiados; 7 roteiros de cicloturismo e 16,5km de sistema cicloviário interligando a cidade. O Projeto Gramado de Bicicleta é um trabalho totalmente voluntário, sem fins lucrativos.

Essa matéria tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top