skip to Main Content

Tramas & históriaTramas & história

Pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera lançou no dia 2 de junho seu novo livro 10.000 Anos de Arte Têxtil, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, com abertura de exposição homônima. Crédito: Javier Paquito Masia Herrera

Com a expertise de quem há cinco décadas se dedica ao estudo do têxtil e seu desdobramento artístico e no vestuário, Véra Stedile Zattera conta que os 10 mil anos referidos na obra 10.000 Anos de Arte Têxtil, que autografou na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, dizem respeito aos mais antigos artefatos trançados de que se tem notícia, como as sandálias, por exemplo. Além de um mergulho no tempo, o livro – e a mostra homônima – proporcionam um passeio ao redor do globo. Assim, são vislumbrados trabalhos da Europa, do Oriente e da América. A pesquisa abrange tanto a faceta artesanal do têxtil quanto as obras de artistas plásticos.

Além das peças originais, de labor artesanal e artístico, produzidas por artesãos internacionais e pela pesquisadora, a exposição 10.000 Anos de Arte Têxtil é composta de um “varal” de tecidos impressos com fotografias, nos quais são mostradas diversas técnicas.

A mostra poderá ser visitada até 30 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. O livro estará à venda durante todo o mês na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Também e depois, na Casa Faro (Rua Plácido de Castro, 1.053, Exposição, Caxias do Sul).

Ensaio

Em atividade pré-debut na Drops de Menta Flagship,a vice-presidente social do Recreio da Juventude, Michele Susin Nora, e a primeira-dama da agremiação, Paula Pontalti Marchioro, emolduram a rainha  do Clube Ana Júlia Sachet Britz. Crédito: Jennifer da Rosa da Silva

O desfile Debut Models trouxe à cena as debutantes do Recreio da Juventude dentro da agenda do pré-debut do clube, na noite da última quinta-feira (27), em atividade realizada na Drops de Menta Flagship, em Caxias do Sul. Num clima intimista, respeitando os protocolos de distanciamento social, as debutantes puderam levar um convidado para assistir ao desfile em que protagonizaram a apresentação de looks previamente escolhidos.

A rainha da agremiação Ana Júlia Sachet Britz, mostrou as tendências em momento específico apresentado pela anfitriã da Drops de Menta, Márcia Costa. 

Namorados

Criadora da Le Marché Chic Boutique, Luciana Alberti recebe marcas handmad em projeto especial que celebra o Dia dos Namorados, nos dias 11 e 12 de junho, no Pátio Eberle, em Caxias do Sul. Crédito: Rafael Sartor

Inspirada no romantismo da data em torno do Dia dos Namorados e no clima de mais  conexão com a afetividade promovida pelos novos tempos, a empresária Luciana Alberti, criadora da Le Marché Chic, receberá 39 marcas no projeto autoral Casa.Moda.Amor, para exposição nos dias 11 e 12 de junho, no Pátio Eberle, em Caxias do Sul. São peças exclusivas recheadas de afeto, criadas por habilidosos artistas convidados para compor o portfólio da edição. Com entrada principal  na Rua Sinimbu nº 1670, a função ocorrerá das 11h às 19h, com medição de temperatura e álcool em gel à disposição dos visitantes.

Sugestões para ‘cair de amores’ e se render aos encantos da originalidade e luxo do feito à mão. Crédito: Rafael Sartor

Start

Flora Magnabosco, Tainey Schmitt Damas e Rosângela Meletti, anfitriãs em encontro que promoveu a interatividade digital com a imprensa na Happy Code, em Caxias do Sul. Crédito: Raquel Quevedo

Um grupo pequeno da imprensa caxiense vivenciou a experiência de produzir o próprio game numa aula personalizada pela Happy Code Caxias do Sul, no início deste mês de junho, na sede da escola. A ação proposta pela gestora da instituição Tainey Schmitt Damas, e organizada pela Lato Sensu Comunicação, na atividade representada por Rosângela Meletti e Flora Magnabosco, teve como objetivo proporcionar ao público adulto uma vivência do que já é “comum” para muitas crianças, além de apresentar a história da Happy Code – maior rede de escolas de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos do Brasil e de Portugal, e terceira maior do mundo.

Seguindo todos os protocolos de biossegurança, os jornalistas conheceram a proposta de atuação da Happy Code e participaram de prática na construção de jogos digitais. Credito: Raquel Quevedo

Jornada

O jornalista e sommelier Diego Adami juntamente com o também jornalista Ronaldo Bueno uniram as experiências da trajetória profissional no nicho de cultura, gastronomia e enoturismo para empreender com a Sublinha! Comunicação. A empresa lançada recentemente, tem o propósito de conectar os pequenos negócios aos seus diferentes públicos, favorecendo a existência de um mercado regional mais próspero, como ressaltam. Com essa ideia pretendem ajudar empreendedores, artistas e produtores culturais a colocarem seus projetos em destaque.

Ronaldo Bueno e Diego Adami, amigos e jornalistas à frente da Sublinha! Comunicação. Crédito: Luís Henrique Bisol

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top