skip to Main Content

Programação completa do VII Gramado in Concert

O evento acontece em julho, entre os dias 3 e 10, de forma híbrida. Mas a programação já está completa e foi pensada tendo como intuito a aproximação entre os seus participantes, mesmo que através do virtual, mostrando que a música é capaz de reunir os amantes dessa arte – mesmo que cada um esteja em sua casa, em seu Estado.


A programação completa e possíveis mudanças podem ser acompanhadas através do site do VII Gramado in Concert ou das redes sociais: instagram @gramadoinconcert e facebook/gramadoinconcert.


Confira a programação completa:

03/07/2021
Sábado | 19h30
Cerimônia de Abertura com a Orquestra Sinfônica de Gramado
Sob a regência do Maestro Linus Lerner, diretor artístico do festival, a OSG apresentará obras sinfônicas de renomados compositores. O concerto contará com a participação especial de duas solistas, a pianista Olinda Allessandrini e a cantora Paolla Soneghetti, vencedora do III Concurso Jovens Solistas Gramado in Concert.

04/07/2021
Domingo | 19h30
Caleidoscópio Musical com Olinda Allessandrini
Neste recital, a pianista Olinda Allessandrini apresentará um Caleidoscópio Musical, com os mais importantes compositores de música brasileira.

05/07/2021
Segunda-feira | 19h30
Do velho mundo aos encantos latinos
Neste recital, os professores do festival apresentarão obras solo e/ou acompanhados pelos pianistas do evento.

06/07/2021
Terça-feira | 19h30
Vida e poesia: Música de todos os tempos!
Neste recital, os professores do festival apresentarão obras solo e/ou acompanhados pelos pianistas correpetidores do evento.

07/07/2021
Quarta-feira | 19h30
Efemérides: Celebrações anos 21
Neste recital, os professores do festival apresentarão obras especialmente compostas ou arranjadas para grupos de câmara com formações diversas, tais como trios, quartetos e quintetos.

08/07/2021
Quinta-feira | 19h30
Caminhos da música: entre cordas e sopros
Neste recital, os professores do festival apresentarão obras especialmente compostas ou arranjadas para grupos de câmara com formações diversas, tais como trios, quartetos e quintetos.

09/07/2021
Sexta-feira | 19h30
Música séria ou divertida? Um convite à emoção!
Neste recital, os professores do festival apresentarão obras especialmente compostas ou arranjadas para grupos de câmara com formações diversas, tais como trios, quartetos e quintetos.

10/07/2021
Sábado | 19h30
Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica de Gramado
Sob a regência do Maestro Linur Lerner, diretor artístico do festival, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresenta o Concerto de Encerramento. No repertório estarão obras eruditas de renomados compositores, algumas delas tendo a participação especial de professores do festival como solistas.

*Programação sujeita a alteração. Programação inteiramente gratuita.

Sobre o troféu do Gramado In Concert

Foto: Tela Tomazeli


A artista Débora Irion, renomada pela sua história e colaboração à arte municipal, criou o troféu Cosmos ainda no ano de 2016. Essa belíssima escultura foi a escolhida através de um concurso para representar o evento, sendo composta de elementos simbólicos que, de forma harmônica, criam uma figura de pauta musical.

O troféu também exibe as características de dois símbolos da cidade de Gramado: a hortênsia, aqui em dourado, junto à duas outras esferas menores sobrepostas, representando assim a neve em prateado. De acordo com a artista, “dessa forma temos as duas estações mais representativas do turismo demonstradas no troféu”, comenta.

Os símbolos da cidade estão elevados pela verticalidade da pauta musical, que é inerente a todas as partituras musicais, elemento de todo trabalho dos músicos. “A verticalidade do troféu também se refere a postura de um maestro perante a regência de uma orquestra, em uma linguagem artística e subjetiva contemporânea”, afirma Débora. Para o projeto a artista também se inspirou na tese dos experimentos com o sonômetro que Pitágoras realizou, a teoria da harmonia das esferas perdurou por muitos anos no período clássico.

A artista explica que a música está regida em intervalos numéricos fixos, que provém de uma harmonia e ordem superior, chamada de a harmonia das esferas. No momento que havia movimento ou proporção harmônica tinha que haver música. A dedução lógica era a seguinte:

Cosmos
O cosmos é perfeito
Se o cosmos é perfeito
É harmônico
Se é harmônico, produz música.


“Este projeto procurou unir esteticamente a sobriedade clássica do evento com a simbologia da música e da cidade de Gramado procurando, contemporaneidade, aliados a elegância clássica, leveza, harmonia e criatividade. Concluo que o Cosmos é infinito, a propagação do som através das ondas é infinita e universal, assim o nome dado ao troféu vem representar toda a magnitude que o evento Gramado in Concert se propõe”, finaliza Débora.

O VII Gramado in Concert conta com o apoio dos Chocolates Caracol e Chooclates Planalto. O transporte terrestre da Gramado Receptivo. Apoio da Rede Laguetto de Hotéis. Patrocínio da Goldem Propriedades de Lazer. A companhia aérea oficial da Azul Cia Aérea. Apoio da Azul Viagens.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top