skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

As 7 Rotas de Cicloturismo

Foto: Carlos Borges

A Secretaria Municipal de Turismo oficializou as Rotas de Cicloturismo de Gramado. Os sete percursos estão sinalizados com placas indicativas para garantir a segurança e o tráfego dos ciclistas.

A proposta das Rotas de Cicloturismo é oferecer ao morador e ao visitante a experiência de pedalar por áreas do interior do município – e visitando as belezas até então desconhecidas por parte da população. “Nós queremos que esta prática se dissemine porque é uma forma de transporte perfeitamente sustentável. E a ideia é transformar Gramado em uma cidade para pessoas e não para as máquinas. O cicloturismo é um componente importante para a realização deste nosso projeto”, assegura o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci.

Veja as rotas e mais informações:

A proposta das Rotas de Cicloturismo é oferecer ao morador e ao visitante a experiência de pedalar por áreas do interior do município – e visitando as belezas até então desconhecidas por parte da população. As Rotas de Cicloturismo aparecem como uma nova forma de interagir com o território da região. “Este é um projeto que coloca o município em um novo patamar. O turista, por exemplo, pode permanecer sete dias na cidade sem repetir o seu roteiro. E também sem incentivar aglomerações na área central da cidade”, assinala o secretário de Turismo, Rafael Carniel de Almeida.

É mais segurança para todos”Entre os benefícios do projeto está a sinalização indicativa para as sete rotas e também as placas que também apontam que há ciclistas na pista. “Isso é muito importante porque já há bastante movimento de veículos no interior. Então os motoristas que passarem pelas ruas já vão saber que poderá encontrar um ciclista pedalando. É mais segurança para todos”, comenta a guia de cicloturismo, Luciana Fernandes Klein.

Conheça as rotas:

Rota 1 – Pedal Pinheiros

Neste trecho, o cicloturista tem a oportunidade de conhecer o Parque dos Pinheiros, unidade de conservação que abriga uma das mais belas paisagens de Gramado, com lago e uma bela mata nativa com predominância de Pinheiro Araucária, símbolo das regiões do planalto meridional do Sul do País. O Parque geralmente está aberto em sextas-feiras e sábados. O calendário com datas e horários de funcionamento é divulgado no início de cada mês.

Pontos de Interesse: Parque dos Pinheiros, Parque do Caracol (opcional), Castelinho, Super Carros e Caminho da Santinha.

Rota 2 – Pedal Ávila

O cicloturista passa pelas localidades de Linha Ávila Baixa e Ávila Alta, passeio que oferece experiências diversas, seja pela linda paisagem dos vales ou pela oportunidade de visitar alguns atrativos que ofertam produtos coloniais e agroecológicos, e que fazem parte do Roteiro de Agroturismo “Caminhos – Linha Ávila”, com visitas agendadas.

Pontos de Interesse: Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Praça Major Nicoletti, Praça das Etnias, Lago Joaquina Rita Bier, Família Wagner, Cantina Nono Giovanni, Sítio Tradição e Vivenda Schõnrhein.

Rota 3 – Pedal Tapera

Nesta pedalada, o cicloturista visita esta área de singular beleza, passando pelas localidades de Tapera Italiana e Tapera Alemã, com destaque para a Capela Santo Antônio, feita de pedra em 1929, com seu belo campanário anexo. Alguns atrativos desta Rota fazem parte do Roteiro de Agroturismo “O Quatrilho” com visitas agendadas.

Pontos de Interesse: Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Praça Major Nicoletti, Praça das Etnias, Lago Joaquina Rita Bier, Pórtico de Nova Petrópolis, Família Lazaretti, Moinho Grings, Capela Santo Antônio, Brizoleta – Horto Municipal de Plantas Medicinais, Comunidade Tapera Alemã da IELB e Lago Negro.

Rota 4 – Pedal Quinto Distrito

Neste pedal, o cicloturista passa pelas localidades de Linha Bonita e Linha Nova, local da primeira sede administrativa de Gramado em 1904. Este local pode ser admirado do alto da Capela São José. Ao longo do passeio existem diversos atrativos que fazem parte dos Roteiros de Agroturismo “Raízes Coloniais” e “Tour Linha Bella” com visitas agendadas.

Pontos de Interesse: Casa Centenária, Ervateira Marcon, Museu Fioreze, Café Della Nonna, Vinícola Masotti, Velho Casarão, Cantina Linha Bella, Moinho Cavichion, Capela São Pedro Claver e Capela São José.

Rota 5 – Pedal Ponte do Raposo

Neste trecho, o cicloturista pode conhecer a Ponte de Ferro Major Nicoletti, construída em 1932, também conhecida como Ponte do Raposo. Sua construção teve como objetivo principal o escoamento da produção para outros municípios. Antigamente todo o transporte era feito através de um Passo do Raposo no Rio Santa Cruz, sobrenome do proprietário de uma grande área de terra, onde hoje é Caxias do Sul. Nesta rota existe um empreendimento que faz parte dos Roteiros de Agroturismo “Tour Linha Bella” com visitas agendadas.

Pontos de Interesse: Parque dos Pinheiros, Vale da Lageana, Vale do Rio Caí, Ponte do Raposo e Vinícola Masotti.

Rota 6 – Pedal Rabicho

Nesta experiência, o cicloturista passa próximo à antiga Estação da Várzea Grande, atual Museu do Trem, local onde antigamente o trem vindo de Taquara tinha que fazer uma manobra de ré, com objetivo de contornar um morro para poder seguir viagem até Gramado. Por isso, este trecho ficou conhecido como Rabicho. Nesta operação todos passageiros desembarcavam na Estação e seguiam a pé por um atalho para embarcarem posteriormente.

Pontos de Interesse: Caminho da Santinha, Borgo Perine, Família Marcon, Alambique Rossa, Fa – mília Baretta, Capela São Valentin, Capela São Miguel Arcanjo, Sociedade Quilombo, Ecoparque Sperry, Comunidade do Quilombo da IECLB, Centro de Cultura da Várzea Grande, Museu do Trem, Capela São Luis Gonzaga, Lago Negro, Praça das Etnias e Praça Major Nicoletti, Rua Coberta e Palácio dos Festivais.

Rota 7 – Pedal Morro da Polenta

Este caminho passa pelas localidades de Taperas Alemã e Tapera Italiana. Carazal, Campestre do Tigre e Marcondes, sendo que nestas duas últimas localidades o cicloturista tem uma vista privilegiada dos vales do entorno, considerando que está pedalando por trechos de grandes altitudes de Gramado. Alguns atrativos desta Rota fazem parte do Roteiro de Agroturismo “O Quatrilho” com visitas agendadas.

Pontos de Interesse: Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Pórtico de Nova Petrópolis, Família Lazeretti, Moinho Grings, Capela Santo Antônio, Morro da Polenta, Ramm’s Typischer Coffe, Comunidade Linha Marcondes da IECLB, Sociedade Reunida, Brizoleta – Horto Municipal de Plantas Medicinais, Comunidade Tapera Alemã – IELB e Lago Negro. Texto: Letícia Rossa

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top