João Ferula. Foto: Fabio Grison Depois do sucesso da primeira edição do picnic a céu aberto…
“Gramado: dos primeiros povoadores à chegada do trem (1919)”
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O Volume I dessa coletânea aborda as primeiras fases de povoamento e ocupação (até 1919), um panorama dos grupos e etnias formadoras (povos originários, tropeiros, luso açorianos, teuto e ítalo-brasileiros) e finaliza com uma introdução à história ferroviária da cidade com a chegada do trem. O livro traz também uma unidade introdutória com aspectos da geografia física de Gramado.
O projeto é idealizado e coordenado por Wanderley Cavalcante, e teve participação e autoria dos professores de História Alex Juarez Mulle e Eduardo Weber, e pelos professores de Geografia Amanda Elizalde Martins e Jean Canepelle.
Conforme Wanderley, a ideia surgiu da constatação da necessidade de sistematização e didatização do conhecimento sobre a história do município. “O livro é parte de uma proposta mais ampla de construção de estratégias pedagógicas, na perspectiva da difusão da memória histórica do município e de facilitar o acesso à mesma para parcelas cada vez maiores da população, de seus visitantes e de pesquisadores. Num sentido mais estratégico, queremos que a História do município seja um elemento nuclear e balizador de seu desenvolvimento, a fim de fortalecer a matriz econômica do turismo com suas potencialidades cada vez mais fincadas nas nossas raízes”, comenta.
A Coleção Didática será composta da seguinte forma:
Livro 1 – Gramado: Dos primeiros povoadores à chegada do trem (1919)
Livro 2 – Gramado: De distrito a cidade – Da chegada do Trem (1919) à emancipação
Livro 3 – Gramado cidade: A consolidação da vocação turística (1954 AOS ANOS 1970)
Livro 4 – Gramado para o futuro: Dos anos 1970 aos dias atuais
A distribuição do material ocorrerá de forma gratuita. Para a população em geral será disponibilizado em formato de e-book. Já 1000 exemplares físicos serão entregues às bibliotecas das escolas públicas do município.
Conforme a secretária municipal da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, a SME abraçou o projeto desde que conheceu. “Gramado, como Cidade Educadora, tem como compromisso preservar e apresentar à comunidade a sua identidade, valorizar o patrimônio material e imaterial que lhe dá singularidade e essa obra materializa esse princípio. Essa obra, o primeiro volume de uma coleção em construção, é resultado de um trabalho coletivo organizado por professores pesquisadores baseado em pesquisas bibliográficas em várias fontes de publicações da história do município e também de pesquisa oral”, afirma. Texto: Fernanda Fauth
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