skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Candidatos a prefeito e vice de Gramado: Evandro Moschem (MDB) e Alexandre Meneguzzo (MDB)

Candidato a prefeito

  • Nome completo: Evandro João Moschem
  • Idade: 36 anos
  • Partido que concorre: Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
  • Filiação: Jessi I. Moschem e Odacir A. Moschem
  • Local de nascimento: Caxias do Sul
  • Há quantos anos mora em Gramado: 36 anos
  • Bairro que mora: Planalto
  • Esposa: Manoela da Costa Moschem
  • Formação: Bacharel em Direito, Pós-graduado Direito Civil, Direito Administrativo, Gestão Pública e Mestrando em Negócios
  • Histórico profissional/empresarial: Sócio fundador da Moschem&Sparrenberger Advocacia e Consultoria Jurídica.
  • Histórico político: Idealizador JPMDB, eleito duas vezes presidente municipal. Presidência Regional do PMDB. Eleito presidente do PMDB de Gramado. Vereador eleito. Eleito Presidente da Associação dos Vereadores da Região das Hortênsias. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores. Vice-prefeito eleito em 2016. Atual Coordenador Regional do PMDB da Serra. Secretário estadual de eventos da JPMDB; Eleito Vereador com 997 votos, quase 5% dos votos validos do município de Gramado; Eleito Secretário de relações de Jovens parlamentares do PMDB NACIONAL;
  • Membro de comissões provisórias Câmara de Vereadores de Gramado:  Segurança; Telefonia; Asfalto da Serra Grande;

Candidato a vice-prefeito

  • Nome completo: Alexandre Meneguzzo
  • Idade: 48 anos
  • Partido que concorre: Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
  • Filiação: Mário R. Meneguzzo e Adiles A. Z. Meneguzzo
  • Local de nascimento: Cotiporã
  • Há quantos anos mora em Gramado: 30 anos
  • Bairro que mora: Mato Queimado
  • Esposa: Simone B. Meneguzzo
  • Filhos: Giovana e Angelo
  • Formação: Técnico Agropecuária; Tecnólogo em Gestão Ambiental
  • Histórico profissional/empresarial: extensionista rural Emater/RS/Ascar há 30 anos. 10 anos professor de italiano 
  • Histórico político: Janeiro /2017 a abril/2020 secretário municipal da Agricultura de Gramado.

Segue agora um questionário que fizemos, igual para todos os candidatos a Prefeito, para sabermos de forma breve o que pensam sobre os assuntos relacionados. É óbvio que cada um tem seu programa de governo, não é nosso objetivo nesta ferramenta ter esta abrangência.

Em uma análise curta, sua visão para:

Gramado Saúde: A saúde de Gramado foi se aperfeiçoando mediante as políticas públicas que foram implementadas, elas são conquistas da comunidade que aliadas a novas tecnologias nos permitirão atuar na saúde preventiva. Dessa forma trará resultados mais eficazes aos assistidos pela rede pública. O HASM é o principal polo de atendimento da população de Gramado e região, e precisa manter o atendimento gratuito à sociedade. Adquiri-lo mediante uso de recursos públicos é uma alternativa, mas uma parceria entre a comunidade e o Poder Público é o caminho para a garantia do atendimento e a sua gestão. Ampliar a oferta de especialidades médicas e viabilizar a instalação de um Centro Materno-Infantil.

Gramado Educação: A obrigação do município segundo a Constituição Federal é a Educação infantil e o Ensino Fundamental. É preciso facilitar o acesso à rede pública e às novas tecnologias de ensino, aperfeiçoando também os profissionais de educação. Fortalecer os sistemas implantados sobre o controle de vagas na Educação Infantil. Esforço continuado para melhoria das relações ensino-aprendizagem, visando a qualificação continuada dos nossos estudantes.

Gramado Mobilidade Urbana: Execução planejada do Plano de Mobilidade. Qualificar possibilidades de investimentos na implantação de novo modal viário.

Gramado para Pedestre: Planejamento, construção e manutenção das calçadas. Estimular a acessibilidade como política pública ao pedestre.

Gramado para Ciclista: Ampliar o sistema de empréstimo de bicicletas, ampliação das ciclofaixas. Estimular estilo de vida saudável, transporte sustentável e melhorias na mobilidade urbana.

Gramado Transporte Público: Qualificação e racionalização na qualidade dos serviços prestados e na infraestrutura correspondente a demanda local.

Gramado Meio Ambiente área verde: Execução do Plano Municipal da Arborização Urbana, aprovado pela Câmara de Vereadores este ano. Estruturar os Parques Naturais.

Meio ambiente lixo: Fortalecer as ações de educação ambiental, além de adequações e modernização da área de gestão de resíduos.

Meio ambiente esgoto: Ampliar as redes de esgoto, incluindo o aumento das Estações de Tratamento de Esgoto, mediante parcerias público-privadas. Cobrar investimentos da CORSAN.

Gramado Rural: Ampliar os benefícios do Gramado Colônia para fortalecimento das Agroindústrias. Ampliar as estruturas de abastecimento de água potável. Propiciar novas e adequadas tecnologias para facilitar a produção, incluindo maquinários.

Construção Civil: Revisão do Plano Diretor com definição de atitudes claras e duradouras em relação às construções e o uso ordenado dos espaços para estabelecer o ordenamento da cidade.

Gramado para o prestador de serviço com MEI: Segmento é fundamental para a retomada da economia local, deve ser estimulado a partir da concessão de benefícios fiscais, de espaços compartilhados e da desburocratização dos processos. 

Secretaria de Turismo deve ter qual objetivo: Uma das grandes vocações de Gramado é o turismo e a Secretaria deve criar políticas públicas para estimular o setor, com foco na diversificação, na essência do produto local e na inserção de Gramado no âmbito das relações internacionais.

Que tipo de Turismo é ideal para Gramado: Que evite a massificação e o estresse social, manter as regras de segurança sanitária, fortalecimento do turismo de negócios, turismo sustentável e do turismo rural, com a criação de novos roteiros a partir de vivências locais.

Que tipo de evento é ideal para Gramado: Eventos voltados para tecnologia, de inovação, indústrias criativas ou até mesmo on-line.

O que fazer na Carrièri: Estabelecer em conjunto com a comunidade um projeto de revitalização e conservação do espaço, criando um local de socialização e convívio de todos.

Destino do Lago Joaquina Rita Bier: Cumprir acordo judicial, firmado com o Ministério Público com objetivo de revitalizar e realizar as obras de manutenção e conservação do local, resgatando seu valor histórico e cultural.

Destino do Lago Negro: Seguir como sendo um dos principais pontos turísticos da cidade, construindo a harmonia entre a natureza, paisagem e turistas. Análise ambiental e paisagística rigorosa visando manter a paisagem que sempre o caracterizou.

Conservação do Mirante Vale do Quilombo: devem ser permanentes os cuidados com este espaço que é para contemplação de uma vista deslumbrante da natureza.

O que fazer no Parque dos Pinheiros: O parque é a nossa primeira Unidade de Conservação Municipal. Concluir o processo de concessão da área, fomentando estruturas para desenvolvimento do turismo ecológico.

Gramadotur está no caminho certo: Está, mas pode evoluir e melhorar a partir da reestruturação do Conselho e da elaboração do seu Plano Diretor Estratégico.

O formato do Natal Luz deve permanecer ou mudar? Sua visão para o evento: Este é um dos eventos mais belos que proporcionou a inserção de Gramado no cenário turístico nacional e internacional, mas como todos os setores pós-pandemia, devemos pensar em alternativas para inovar e mantê-lo, neste patamar.

O que é Cultura para o senhor: É instrumento para o desenvolvimento local, educacional e do bem estar social, promove transformações positivas em todos os segmentos da cidade e agrega valorização aos hábitos culturais e resgate da nossa identidade histórica.

Expogramado, qual deve ser a finalidade: Fomentar, qualificar, retomar o segmento do Turismo de Negócios, com melhorias na sua infraestrutura.

Sede da Prefeitura Municipal de Gramado, onde deve estar localizada: integrada aos demais órgãos em um Centro Administrativo.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 1 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top