skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Entrevista

Cesar Serra

Organizador de eventos ou, cerimonialista (cada um usa um termo, eu prefiro organizador).

@luxodefesta

Dionathan Santos

Fotógrafo

wwwww.dionathansantos.com.br

Continuamos com nossas entrevistas, buscando ter opinião o mais palpável possível, neste momento em que não sabemos para que lado seguir, tudo imprevisível, principalmente por razões da economia, sem subestimar a saúde, que é o motivo da desorientação. O setor de eventos é uma das tantas áreas questionadas, visto que envolve um número significativo de pessoas. Conversamos com Cesar Serra, que no final de 2019 mudou-se para Gramado junto com Dionathan, casaram em janeiro na Caza Wilfrido.

gramadomagazine.com.br: Quantos casamentos vocês tinham programado para 2020?

Cesar Serra: 20 casamentos

gramadomagazine.com.br: Quantas pessoas estariam envolvidas em termos de fornecedores?

Cesar Serra: média de 30 empresas por casamento

gramadomagazine.com.br : Convidados?

Cesar Serra: média 300 cada casamento

gramadomagazine.com.br : Em que cidade seriam estes casamentos?

Cesar Serra: Gramado, Brasília e Milagres

gramadomagazine.com.br: Como ficou a programação destes eventos, continuam ou foram transferidos?

Cesar Serra: De março a junho foram adiados para o segundo semestre e 2021. Os demais, permanecem nas suas datas programadas.

gramadomagazine.com.br: No caso das transferências, as casas de eventos comportarão as novas datas, visto que em grande maioria, os noivos querem casar aos sábados?

Cesar Serra: Não comportam e fica impossível encaixar o primeiro semestre no segundo. Sendo necessário os casamentos serem realizados nas sextas-feiras, domingos e durante a semana.

gramadomagazine.com.br: E as igrejas?

Cesar Serra: O maior problema das mudanças das datas, tendo em vista que a maior parte das igrejas tem limitação de horários para casamentos e muitas não realizam cerimonias aos domingos. 

gramadomagazine.com.br: A questão econômica, gerada pela pandemia, irá afetar a contratação de fornecedores e lista de convidados ou tu acreditas que passada a ‘histeria’ do momento tudo voltará ao que estava programado?

Cesar Serra: Sem duvida essa crise vai comprometer seriamente o mercado de casamentos no de 2020. Só acreditamos na retomada do mercado no segundo semestre. Os eventos devem sofrer séria redução em numero de convidados e fornecedores. Tendo em vista que a crise é global e atinge clientes e fornecedores. Passada a pandemia, acreditamos em crescimento tímido para 2020 e temos esperança que 2021 o mercado volte a sua normalidade.

gramadomagazine.com.br: Tu, vindo de Brasília, com uma cultura completamente diferente, como vês Gramado em termos de infraestrutura de serviços e locais para casamentos?

César Serra: Gramado tem espaços incríveis para realização de cerimonias, igrejas lindas e locais para recepção e cerimonias ao ar livre difíceis de serem encontradas em outras cidades. Por isso, a cidade desponta no cenário nacional como um dos cenários prediletos para noivos que desejam realizar ‘destination wedding’. A rede hoteleira, gastronomia e a experiencia que Gramado oferece são os requisitos primordiais para este tipo de evento. Acredito que a cidade vai passar por um processo natural de profissionalização neste mercado, ainda há muito espaço para empresas investirem nesta área.  Tela: Que boa noticia e pensamento querido! :)

gramadomagazine.com.br: Como tu interpretas o fato de a igreja católica, ao menos em Gramado, não permitir que os padres celebrem o casamento fora da igreja?

Cesar Serra: Essa proibição é praticamente nacional e gera uma dificuldade muito grande para noivos que desejam cerimonias ao ar livre em residências e hotéis. Tela – Olha ai Igreja Católica, esta na hora que se modernizar!

gramadomagazine.com.b: Isso aumenta a demanda para celebrantes de casamento?

Cesar Serra: Sem duvidas a profissão do celebrante nasceu devido a esta dificuldade e procurando tornar a cerimonia do casamento mais pessoal e emocional. Diferente de uma simples cerimonia civil. 

gramadomagazine.com.br: Como o mercado da fotografia pretende se posicionar frente a crise econômica que vai abalar as celebrações? A grande questão será se reinventar e tomar como aprendizado a questão da administração do negócio.

Dionathan Santos: O fotógrafo é um artista, artista não gosta das atividades de administração, com isso, muitos foram pegos de calças curtas. Além de o brasileiro não ter a edução financeira, o que atinge todo mercado de eventos. Não deixarão de registrar. O que pode acontecer é diminuir o orçamento para contratação deste serviço. Acredito que com essa baixa na contratação nos proximos meses, pode gerar uma diminuição de valores e com isso, os casais vão se beneficiar. 

gramadomagazine.com.br: Podes estimar o valor que movimenta um casamento, para um casal que não é local, considerando cerca de 300 convidados, estando durante três dias em Gramado?

César Serra: Entre pagamento de fornecedores envolvidos na celebração e recepção, passagens aéreas, hotéis, alimentação, transfer e demais serviços, um casamento deste porte movimenta a média de 2 milhões de Reais.

gramadomagazine.com.br: A partir de que valor é possível realizar uma celebração e uma festa, para um casal que mora em Gramado, pensando em um poder aquisitivo modesto dos noivos? Vocês fazem eventos nesse perfil? Digo vocês pois incluo a parte de fotografia.

Cesar Serra: Todo sonho é possível de ser realizado e este é o nosso trabalho. O importante é saber adequar os serviços necessários e o numero de convidados. Tendo em vista que quando falamos em festa, precisamos pensar em valores por pessoa que em média giram de R$ 800,00 à R$ 1.500,00 por convidado. 

Cesar e Dionathan: Aos noivos que tiveram o adiamento do seu sonho, gostaríamos de lembrar que ele continua. Aproveitem para marcar a data que vocês tinham escolhido como um momento exclusivo do casal que pode ser comemorado com um jantar a dois neste período de quarentena e continuar fazendo parte do calendário de comemorações de vocês. Os profissionais escolhidos para realizar este dia tão especial também sentiram com vocês essa mudança e estarão juntos para tornar a nova data ainda mais inesquecível. O sonho continua. Remarque, não cancele. 

gramadomagazine.com.br: Está confirmado o evento Luxo de Festa para o segundo semestre? Acredita que pode ser uma boa oportunidade de ‘levantar’ o moral dos organizadores e fornecedores a nível nacional?

Cesar Serra: Está confirmado o Congresso para outubro na Caza Wilfrido e será sim um grande momento para retomada do mercado e planejamento de estratégias para as empresas.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top