skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

34° Natal Luz de Gramado encerra com R$ 7,4 milhões de superávit

Presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. Foto Rafael Cavalli

Na última terça-feira, 11 de fevereiro, a Gramadotur, apresentou os resultados oficiais da 34º Natal Luz, em coletiva de imprensa no Auditório da Prefeitura de Gramado.

O Natal luz 2019/2020 obteve resultado positivo de quase R$ 7,4 milhões. Foram contabilizados R$ 36.909.754,53 de receitas e R$ 29.551.392,10 em despesas. Este superávit será investido na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2020 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Investimos R$ 4 milhões a mais e tivemos o mesmo lucro da edição anterior” diz Néspolo, que também comemora o resultado positivo em ter aumentado os patrocinadores desta edição. “Todos os patrocinadores da 33ª edição renovaram para a 34ª edição do Natal e ainda tivemos um acréscimo de grandes marcas como Mastercard, CVC, XP Investimentos, Bauducco e a Gol, inclusive nosso grande apresentador, o Bradesco”, destacou.

Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 135 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência.

INGRESSOS

Foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. O espetáculo Illumination foi o show que mais vendeu ingressos, 98 mil. O Desfile A Magia do Noel vendeu quase 82 mil ingressos e a Lenda do Bosque de Natal, 24 mil ingressos. No total, os ingressos geraram uma receita de pouco mais de R$ 27 milhões.

PESQUISA

Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,4% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,8% de respostas positivas, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 97,4% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação de 0 a 10:

A Lenda do Bosque de Natal, 9,7% avaliaram de forma positiva, com uma concentração de 80,2% no conceito 10.

Desfile A Magia do Noel, 9,6% de positivo com uma concentração de 65,9% no conceito 10.

– Illumination 9,6%, de positivo com uma concentração de 70,1% no conceito 10.

Outro as aspecto destacado pelo Presidente da Autarquia, Edson Néspolo, foram as manifestações dos entrevistados na Pesquisa da UCS sobre o sentimento que tiveram durante o Natal Luz, resumido em uma palavra

Palavra % sobre as manifestações Conotação
Lindo 10,53% Positiva
Mobilidade ruim 8,03% Negativa
Alegria 6,93% Positiva
Luz 6,93% Positiva
Amor 6,65% Positiva
Sonho 5,82% Positiva
Magia 4,16% Positiva
Custo alto 3,88% Negativa
Superou 3,60% Positiva
Encantador 3,32% Positiva

Apenas dois itens tiveram uma conotação negativa apontada pelos entrevistados. A mobilidade urbana ruim e o custo alto quando se referiam aos valores dos ingressos.

Já a decoração da cidade mereceu 98,2% de respostas positivas pelos entrevistados. A decoração foi uma das grandes preocupações da Gramadotur desde a elaboração do Projeto.

Mídias Sociais

Nas páginas do Facebook e Instagram do evento foram obtidos mais de 10 milhões de visualizações do conteúdo postado. O crescimento no período do evento junto ao Facebook foi mais de 52,5% e no Instagram este percentual de aumento chegou a 73,5%, um recorde para o Natal Luz.

Natal Luz 2020/2021

A 35ª edição do evento terá abertura em 22 de outubro e término em 10 de janeiro de 2021. Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento, pelo terceiro ano consecutivo.

O 34º Natal Luz de Gramado foi apresentado pelo Bradesco e é uma realização da Gramadotur e promoção da Prefeitura de Gramado. O evento teve o patrocínio da Gramado Parks, Bauducco, Mastercard e Stemac Geradores. O copatrocínio é de Snowland, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, e Liquigás com apoio especial do Bier Park e CVC. O 34º Natal Luz tem o apoio de Gramado Thermas Resort, Chocolates Lugano, Gol, Stella Ideias Luminosas, Miolo Wine Group, Rasen Platz, Balas Florestal, Casa Leopoldo, Bouquet Garni, RGE – Rio Grande Energia, Coca Cola, Jasmin Tapetes, Adylnet, Connect City, UCS – Universidade de Caxias do Sul, Café 3 Corações e Rádio Antena 1. A Brocker Turismo é a Agência Oficial do Natal Luz de Gramado.

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 1 comentários

  1. Um resultado honesto e sério, seria mostrar ao cidadão os custos anuais do custeio da Gramadotur (salário e outras despesas de manutenção) e, ainda, incluir o custo da cessão de máquinas, viaturas e pessoal custeados pela Prefeitura, constataríamos que essa autarquia dá é prejuízo aos cofres públicos, com o agravante de arcar com todo o risco financeiro e operacional.
    Hoje, não é sensato à administração pública bancar eventos para beneficiar a iniciativa privada que, como se sabe, não é honesta e sonega muito em receitas que geram impostos.
    Lucro privado, prejuízo socializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top