skip to Main Content

Aluno Nota 10 – Divulgado o resultado do SuperAção, projeto de valorização dos professores de Gramado

 

Cerca de 30 professores das escolas gramadenses participaram do SuperAção, um projeto do “Aluno Nota 10” – 2015, realizado pelo Mini Mundo, cujo resultado está sendo divulgado hoje (27 de janeiro de 2016), por meio da Imprensa. 

Ainda no primeiro semestre de 2015, os mestres foram convidados a participar dessa ação que visou a aproximar professores e comunidade de Gramado, apresentando um projeto pedagógico aplicado por eles em sala de aula com uma boa eficácia de ensino entre os seus alunos.

 

Em comemoração ao Dia do Professor, os 25 projetos pedagógicos foram compartilhados em uma Feira Pedagógica, no dia 17 de outubro de 2015, no ExpoGramado, quando os professores mostraram as técnicas criativas para os seus colegas, pais e comunidade em geral.

“Ficamos emocionados ao ver pais, professores, alunos, diretores e comunidade  participando da Feira Pedagógica do SuperAção, realizada pelo “Aluno Nota 10”.  A alegria foi tão grande que nos abasteceu de entusiasmo para continuarmos trabalhando com este incentivo à educação, envolvendo outros empresários e comunidade em geral. É muito gratificante apoiar o ensino”, comenta a diretora do parque Mini Mundo, Jussara Höppner.

A ação social voltada aos docentes é realizada pelo Parque Mini Mundo, em parceria com o Orbis Clube Gramado e Jornal de Gramado. Reunidas no dia 10 de novembro de 2015, as avaliadoras do SuperAção, Loide Tissot, Therezinha Mazzurana, Selaine Arend, Ana Gioconda Viezzer e Ana Maria Cemin, concluíram o seguinte:

“”Após debatermos sobre cada um dos projetos individualmente, todos os projetos pedagógicos foram considerados importantes no processo do ensino/aprendizagem de Gramado. Portanto, todos devem receber o Troféu Aluno Nota 10 – Superação – Edição 2016. Também ficou decidido que o parque Mini Mundo editará um livro com os 25 projetos e, posteriormente, será realizada uma sessão de autógrafos com os professores e seus convidados.””

 

Confira o resultado da Avaliação do SuperAção

Pontos fortes de cada projeto, conforme avaliadoras:

1 – Tarsila e Picasso na Língua Inglesa

  • Professor Sérgio Luz e Souza – Escola Gentil Bonato

A coragem de envolver as artes no aprendizado da Língua Inglesa, conduzindo os alunos a uma experiência além do trivial. Ir além do óbvio.

 

2 – Formação de Leitores Autônomos

  • Professora Andréia Jardim – Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Barbosa

Trabalho de base fantástico, que buscou o envolvimento das famílias de forma continuada dentro da escola, por meio da Literatura. Um trabalho admirável!

 

3 –  Alimentação saudável, nossa vida bem melhor

  • Professora Margarete Ortiz Zili – Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

A ciência em benefício da saúde. A professora não só ensinou como aplicar o conhecimento na merenda da escola, como também transmitiu cultura para que as crianças interfiram no hábito alimentar da família. 

 

4 – O debate em sala de aula como ferramenta de construção do aluno-cidadão

  • Professora: Lisiane Pinto dos Santos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

Excelente projeto para lidar com a complexidade da Língua Portuguesa, cujo maior objetivo foi o desenvolvimento do poder de argumentação para qualificar a elaboração do texto. 

 

5 – Escola Legal

  • Professora Mônica Raquel Scariot – CAIC                         

O projeto desenvolve valores e instrumentaliza os alunos da escola para uma convivência saudável. Valoriza realidades distintas em um universo plural de ensino e o respeito mútuo. 

6 – Globo Terrestre

  • Professora Genicéia Pontes Di Concilio – CAIC

    As noções práticas do projeto trazem ao universo infantil o conhecimento de forma mais clara e ancorada na realidade. Onde cada conhecimento aprendido pode ser ligado ao Globo Terrestre?  

 

7 – Lixo vira arte

  • Professora: Silvia Laurino Strzoda – CAIC

A reciclagem e o reaproveitamento de materiais, num tempo em que muito nos preocupa a preservação do Meio Ambiente, foi o ponto forte do trabalho da professora em sala de aula.

8 – Nossos produtos

  • Professora: Silvia Laurino Strzoda – CAIC

O ponto forte foi a visão mercadológica dos produtos criados pelos alunos, com ênfase na criatividade.

9 – O Xadrez em Sala de Aula

  • Professora Mariângela Brolini – CAIC 

O projeto transcendeu o objetivo inicial de busca de referências históricas e geográficas para construção do jogo de xadrez, passou pela produção artística dos alunos na concepção de suas próprias peças e tabuleiro, foi para o aprendizado do jogo, excelente para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Mas o que ninguém esperava era que os alunos passassem a ter no xadrez uma prática frequente nas horas de lazer da escola. Surpreendente!

 

10 – O amor que liga Gramado

  • Professora  Luciana de Oliveira – atende os anos iniciais e atendimento educacional especializado – CAIC

O resgate do hino, tão pouco conhecido pelos gramadenses, e, a partir dele, fazer todo um estudo de linguagem e de valorização da cultura local foram os principais destaques do projeto. 

 

11 – Crie o seu próprio jogo

  • Teacher Daniela  Reginatto – EMEF Vicente Casagrande

O forte do projeto é proporcionar a toda escola a oportunidade de aprendizagem da Língua Inglesa com os jogos criados pelos próprios alunos da professora.

 

12 – Siga o chefe

  • Teacher Daniela Reginatto e Professora Suzana – Presidente Vargas

A integração da Língua Inglesa com as aulas de Educação Física foi uma grande ideia pedagógica, pois cria a relação entre o que foi aprendido em sala com a atividade prazerosa.

13 – Quebra-cabeça das frases

  • Teacher Daniela Reginatto – EMEF Carlos Nelz/CAIC     

Uma forma desafiadora de construir o pensamento com uma Língua Estrangeira. 

 

14 – De olho no óleo

  • Professora Itanajara Vargas – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn

Aprendizagem de economia do lar, envolvimento das famílias e conhecimentos de matemática, química e ciências aplicados. Todos são pontos fortes, além do envolvimento criado pela pesquisa.

 

15 – Gramado entre as maravilhas do mundo

  • Professores Pedro Lazaretti e Magda – Escola Ramos Pacheco

O resgate do amor a Gramado, fazendo uma conexão com as maravilhas do mundo; além do desenvolvimento da motricidade fina, habilidades em cálculos e conhecimentos de geografia e história são os pontos fortes deste projeto.

 

16 – Sustentabilidade

  • Professora Juliana Berti, Daniel Raber, Ivele Hertz e Pedro Lazaretti – Escola Ramos Pacheco

Considerando a gravidade da grande produção de lixo e a sua destinação, este projeto contribui sensivelmente para a mudança de paradigmas não só dos alunos como também de toda a cidade de Gramado, adotando novas práticas de prevenção.

 

17 – Sustentabilidade e o Turismo como Economia

  • Professores Daniel de Almeida Raber e Ivele Hertz – Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco

Este projeto tem como ponto forte a relação entre a produção de lixo e o fluxo de turistas de Gramado. Ainda está em andamento e deve contribuir para a criação de mais consciência não só para gramadenses como também para quem passa pela cidade.

 

18 – pH e Logarítmo

  • Professoras Juliana Berti, Ivele Hertz e Daniel Raber – Escola Ramos Pacheco

O projeto desenvolvido na sala de aula levanta uma questão muito séria: a relação do PH com as doenças. Seu ponto forte é a criação de uma consciência de que o aluno pode cuidar da saúde conhecendo um pouco mais sobre a característica químico-física de cada elemento e como age no corpo humano.

 

19 – Pirâmide Humana

  • Professora Sonia Schein – escolas municipais de ensino fundamental Mosés Bezzi e  Pedro Zucolotto

O envolvimento de todas as séries num aprendizado conjunto de colaboração, integração e conhecimento do seu próprio corpo é o ponto forte do projeto.

 

20- Cômodas Gramaticais

  • Professora Josiéli Benetti Faiz Spannenberger -Escola Nossa Senhora da Pompéia

Uma forma lúdica de relacionar os elementos estruturais de uma frase, partindo de um poema de Mário Quintana. Além disso, desperta o potencial criativo dos alunos na criação de sua própria cômoda. 

21 – Desenvolvendo um Aluno Nota 10

  • Heleni Zissis Gersos Voltz – Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Pompéia

O ponto forte do projeto é o trabalho de conscientização da criança sobre a sua autogestão, levando em conta o seu relacionamento com colegas, pais, professores. A construção deste projeto está muito alinhado ao que o Aluno Nota 10 de Gramado deseja: criar comprometimento de todos com o ensino/aprendizagem.

 

22 – Educando com a Horta Escolar e Gastronomia

  • Professora Iracy Baretta – Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Scholl

 Aula de geometria na horta? Sim e, ainda, o projeto é surpreendente por trabalhar com as crianças conceitos de reciclagem orgânica para composto da horta, plantio de hortaliças sem qualquer agrotóxico, conhecimentos do valor nutritivo do que plantam, colhem e consomem. Qualidade de vida é o ponto forte deste projeto.

 

23 – Curta em Espanhol

  • Professora Marta Eleonora Strieder – Escola de Educação Básica Ninho

O ponto forte deste projeto é a integração das artes e de três línguas no projeto: Português, Inglês e Espanhol. Ele refina o conhecimento estético dos alunos quanto à música, imagem, escrita, design, moda, artes plásticas. 

 

24 – Bússola Caseira

  • Professor Róbison Santos – Escola Ninho

O resgate de uma técnica antiga de criação de bússola caseira, compreendendo os princípios da física, é o destaque deste projeto.

25 – Educar para uma vida inteligente e sustentável

  • Professora Márcia Fernanda Kruger – Escola Santíssima Trindade

Este projeto envolve conhecimento de várias áreas, com forte foco no reaproveitamento de materiais de forma inteligente e criativa. Além disso, cada criança é envolvida em estudos da natureza de forma prática. É um projeto considerado surpreendente!

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top