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Restaurante oriental Narō tem cardápio assinado por Jonas Roso

Fotos: Elen Paim /Cali Propaganda /Gustavo Merolli

Além dos tradicionais sushis, sashimis e hossomakis, o cardápio do Narō apresenta pratos com pouca popularidade como as robatas (uma espécie de espetinho oriental grelhado), os steaks de atum e salmão que podem levar foie gras e ovas de peixe, opções de teppan, oshizushis e os combinados surpresas do chef.

“O carro-chefe será a sequência. Algumas peças terão presença fixa e outras serão oferecidas conforme o ‘frescor da casa’, na medida em que recebermos peixes e frutos do mar frescos”, comenta o chef especialista em culinária japonesa com mais de 20 anos de experiência.

Uma seleção de drinks autorais criados especialmente para a casa à base de saquê e um charmoso carrinho que desfila pelo restaurante oferecendo doses de diferentes marcas internacionais de saquê são outras apostas do restaurante que também é gastrobar.

O menu, que é totalmente digital com tablets em cada mesa, tem pratos à la carte para atender na hora do almoço e à noite ainda há a opção da sequência especial da casa.

Uma preocupação constante de Jonas, que treinou toda a equipe de cozinha composta por oito pessoas, é o aprimoramento e o estudo. “Ao longo da minha carreira, todos os que passaram por mim tiveram que estudar e agora não foi diferente. Uma vez por ano a minha equipe faz a prova de proficiência aplicada por japoneses. Existe muita técnica até que o peixe chegue à mesa do cliente. Então, antes de abrirmos as portas o treinamento durou cerca de três meses em uma cozinha real. Eu e o Marlon (sócio do empreendimento), fomos a Porto Alegre e São Paulo para fazer cursos. A cozinha está bem estruturada”, conclui o chef. Toda a equipe passa também, desde agosto, por um treinamento especializado pela ESAB (Escola de Serviços em Alimentos e Bebidas).

Novos negócios para uma nova geração

Por trás do Narō, que significa “vamos ser” ou “vamos nos tornar” em japonês, está a família do casal Juares dos Santos e Marisandra Schimitz. Empresários da gastronomia em Gramado desde 2008 quando abriram as portas do restaurante de buffet livre e a quilo Serra Grill. Quatro anos mais tarde, a família assumiu o tradicional restaurante Vale Quanto Pesa e em 2014 inaugurou o Terrazo, terceiro empreendimento, desta vez em Canela.
Agora, coube à geração mais nova dar um passo adiante e confiar no know how de mais de dez anos atuando na região para se especializar na gastronomia oriental. À frente do novo negócio estão os irmãos Marlon Schimitz e João Victor dos Santos.

Nas horas em que não está administrando o novo restaurante, Marlon, que desde cedo acompanha e participa da trajetória da família nos negócios, veste o dólmã e vai para a cozinha. Lá aplica todo o conhecimento de cursos e estudos dos meses que antecederam a abertura da casa. No salão, o irmão João coordena o serviço. A família de empreendedores mantém na retaguarda o pai Juares e a mãe Marisandra, que se dedicam aos outros três restaurantes do clã.

Além da consultoria de Jonas Roso na cozinha, os empreendedores do Narō também buscaram a experiência do designer de interiores e exteriores Carlos Volk para projetar o restaurante.

Narõ Culinária Japonesa

Todos os dias das 11h45 às 23h
Rua Senador Salgado Filho, 190 – Centro de Gramado
Instagram @naroculinariajaponesa

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