Vereadores Jovens, eleitos, terão formação em oratória antes do início do mandato
- Tela Tomazeli | Editora
- 8 de abr.
- 3 min de leitura
POLÍTICA

Dando início às atividades com os Vereadores Jovens de 2025, a Escola do Legislativo Ivo Bezzi, promoverá no próximo sábado (12), um curso de dicção e oratória voltado aos estudantes eleitos para o Parlamento Jovem.
Neste ano, a formação ocorre em parceria com o Senac Gramado e será ministrada pela fonoaudióloga e professora Fabíola Damin, de Porto Alegre. O curso acontece no Plenário Júlio Floriano Petersen, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, totalizando 8 horas de imersão em técnicas de comunicação.
“Os alunos aprenderão a utilizar suas habilidades como comunicadores de alta performance, explorando técnicas e estratégias que vão potencializar sua atuação no parlamento jovem e na vida”, destacou a ministrante Fabíola.
Os 13 estudantes que integram o projeto foram eleitos na última sexta-feira, 4 de abril. Para o diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, a iniciativa é um passo importante: “O curso de oratória vai facilitar a comunicação dos estudantes durante as atividades do Programa Vereador Jovem, além de contribuir com o desempenho escolar e pessoal dos participantes.”
Os jovens eleitos para gestão 2025
A Câmara Municipal de Gramado anuncia a nova composição parlamentar do projeto Vereadores Jovens, que terá início em 2025. A eleição dos representantes ocorreu na quinta-feira, dia 3 de abril, em 10 escolas do município. No total, 13 instituições de ensino farão parte da legislatura jovem deste ano.
Em três escolas, houve apenas um aluno inscrito para a candidatura, o que garantiu sua eleição de forma automática. Os demais parlamentares jovens foram escolhidos por votação direta entre os colegas de suas respectivas escolas.
Confira os estudantes eleitos:
EMEF Senador Salgado Filho (Bairro Piratini)
• Augusto Dall’Agnol dos Reis – eleito com 310 votos
EMEF Henrique Bertolucci Sobrinho (Bairro Casagrande)
• Thales Strey Peters – eleito com 61 votos
EMEF Dr. Carlos Nelz (Bairro Moura)
• Pyetro Rodrigues Mendonça – eleito com 115 votos
EMEF Pedro Zucolotto (Bairro Três Pinheiros)
• Ingrid Emanuelly Rodrigues de Oliveira – eleita com 22 votos
EMEF Mosés Bezzi (Bairro Várzea Grande)
• Rafaela Machado Timann – eleita com 125 votos
EMEF Nossa Senhora de Fátima (Vila do Sol)
• Luiz Eduardo da Silva Santos – eleito com 72 votos
EMEF Presidente Vargas (Bairro Avenida Central)
• Ana Júlia Wendling – eleita com 68 votos
EEEF David Canabarro (Bairro Jardim)
• Luis Ricardo de Castro Dallarosa – eleito com 46 votos
EMEF Vicente Casagrande (Bairro Altos da Viação Férrea)
• Mateus Elezar dos Santos Souza – eleito automaticamente
EEEM Boaventura Ramos Pacheco (Bairro Floresta)
• Manuela Maciel da Silva – eleita com 49 votos
EMEF Maximiliano Hahn (Bairro Carniel)
• Asheley Manuelly de Oliveira Silva – eleita automaticamente
EEEF Santos Dumont
• Henrique Oliveira Vieira – eleito automaticamente
EMEF Gentil Bonato (Bairro Piratini)
• Larissa Guimarães de Moura – eleita com 39 votos
O diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, destacou o entusiasmo com a nova legislatura: “Estamos muito empolgados para iniciar essa nova jornada. Podem ter certeza de que esses jovens deixarão sua marca na Câmara. Nosso compromisso é incentivar seu potencial de liderança e valorizar suas ideias para a construção de uma sociedade melhor. Acompanhem de perto esse trabalho — será inesquecível.”
Com esse projeto, a Câmara de Gramado reafirma seu compromisso com a educação para a cidadania e o fortalecimento da participação democrática entre os jovens.
Comments