TRANSPORTE ESCOLAR
OPINIÃO
Problemas no transporte público no municipio de Gramado vem sendo uma crescente desde a pandemia. Final do ano passado participamos de uma audiência pública com duração de 3h, no plenário da Casa Legislativa. Naquele momento foi apresentando um projeto, por meio da secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, que cremos estar sendo trabalhado e ajustado pelo executivo, para acontecer uma licitação.
Neste meio tempo houve processo de licitação para trechos que envolvem o transporte escolar no município e, infelizmente para os pais e responsáveis, ao menos duas das rotas sofreram alteração, pois os antigos foenecedores perderam a licitação, que deve ser respeitada por Lei.
Neste embate, dentro e fora das paredes dos fiscais da população, acontece um movimento entre o que a Lei permite e o que a população não quere abrir mão, a segurança das crianças. Tarefa dificil que recai sobre o Executivo, na verdade no Departamento de Trânsito e Mobilidade Urbana. O que será feito? Não sei. Os vereadores se comprometem em verificar. O vereador Rafael Ronsoni por exemplo vai além, revindica transporte público gratuíto para toda a população em Gramado.
Acompanhando as sessões da Câmara de Vereadores, há longa data, minha percepção é de que a casa é uma parada de solicitações que coloca os eleitos pelo povo ou seus suplentes em uma 'saia justa', porque a fila de demandas é grande, e quem paga é o municipio, ou seja, todos nós contribuintes. Se é justo ou não é outra questão pois, cada um tem a sua necessidade e sua verdade. O que vemos aqui é o reflexo da atual cultura do país.
ATUALIZAÇÃO - a responsabilidade do TRANSPORTE ESCOLAR é da Secretaria de Educação (ver nota no final da página), e não do Depratamento de Trânsito e Mobilidade Urbana como sugiro acima.
Os pais entedem que é necessário obedecer a licitação e não estão questionando isso. O questionamento vem das más condições dos veículos, inclusive ovimos um áudio onde a fala dos interlocutores relata que o ônibus 'quebrou', tem que andar em baixissima velocidade devido a aquecimento e que não encotrou vaga na oficina. Este carro, citado, segue tentando transportar as crianças, o que é realmente questionável.
Solicitei a Prefeitura se não é necessário uma avaliação dos veículos na hora da licitação e, me foi respondido o que segue: “Sim! A empresa precisa atender uma série de requisitos para participar do certame licitatório”.
Tela Tomazeli
Editora
Bem, vamos agora a fala do empresário Idacir Cardoso, que esta mobilizando os pais:
Tribuna do Povo

A Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores fez sua estreia na sessão desta segunda-feira, 24, com a participação de Idacir Cardoso, que relatou os problemas enfrentados pelos moradores dos bairros Piratini, Floresta, Centro e Linha Ávila em relação ao transporte escolar. Cardoso apresentou as demandas da comunidade e destacou a insatisfação com a situação atual.
Cardoso iniciou seu relato explicando que, em 6 de fevereiro, a comunidade escolar foi surpreendida com a notícia de que a empresa “Bloss”, responsável pelo transporte de cerca de 400 alunos há mais de 29 anos, não estaria mais apta a realizar o serviço. Essa empresa, popularmente conhecida como “Tia Márcia”, sempre se destacou pelo cuidado, responsabilidade e zelo no transporte das crianças, o que gerou grande preocupação entre os pais.
De acordo com Idacir, a empresa Bloss possuía toda a documentação e frota regularizada, respeitando as leis vigentes. Ele também mencionou que, durante a audiência pública sobre o processo licitatório do transporte público, realizada em 8 de janeiro na Câmara, o Secretário Municipal de Trânsito, Tiago Procópio, havia afirmado que os contratos com as empresas Buss e Bloss seriam mantidos. No entanto, a Bloss perdeu a licitação e não pôde renovar o contrato.
Diante dessa situação, Idacir e outros moradores se mobilizaram e criaram um abaixo-assinado para reivindicar o retorno da empresa Bloss. Com o início das aulas em 20 de fevereiro e a entrada de uma nova empresa, surgiram mais problemas. Idacir relatou atrasos frequentes nos horários, ausência de monitores nos ônibus, transporte circulando por rotas aleatórias e sem definição, além da falta de cuidado e zelo com as crianças e adolescentes.
Além disso, Idacir informou que existe um grupo no WhatsApp com a nova empresa, mas que esta tem se mostrado pouco receptiva às dúvidas e reclamações dos pais, sem oferecer explicações sobre os incidentes.
Idacir pediu maior fiscalização por parte da Prefeitura, da Secretaria de Educação e também dos vereadores, uma vez que essas empresas são responsáveis pelo transporte de muitos alunos no município, e as crianças precisam ser tratadas com o devido cuidado e carinho. “Nossos filhos são nosso bem mais precioso. A cada dia, estou mais preocupado com essa falta de cuidado da nova empresa”, expressou o gramadense.
"Este é o nosso abaixo-assinado, acompanhado de uma série de documentos que mostram o despreparo da nova empresa. Vou protocolá-lo nesta Casa, na Secretaria de Educação, no Ministério Público, onde for necessário. Queremos mais fiscalização e mais cuidado com os nossos filhos. O transporte precisa ser feito com atenção, responsabilidade e zelo. Nossa comunidade merece essa atenção. Obrigado a todos pela atenção", concluiu Idacir.
NOTA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR EM GRAMADO:
Secretária de Educação é responsável pelo transporte escolar.
- Em relação a manifestação na Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores, da última segunda-feira (24) e de alguns relatos em redes sociais envolvendo o transporte público escolar de Gramado, o Poder Executivo vêm a público esclarecer que:
- A empresa Bloss participou do certame licitatório, ficando em 2º lugar no Item 6 (Ônibus: Rota Senador/Linha Ávila/Santos Dumont) e em 4º lugar no Item 7 (Van: Rota Senador/Linha Ávila/Santos Dumont). A referida empresa não participou da licitação que abrange a Rota Campestre do Tigre, tampouco possui alguma restrição que a torne ‘inapta’ para concorrer no processo, tendo em vista sua presença nos itens citados acima, na qual foi derrotada por tomada de preços;
- Em relação aos problemas apontados por pais e pelo ocupante da Tribuna do Povo, a Secretaria de Educação de Gramado informa que devido a troca da empresa responsável pelo serviço foi necessário fazer alguns ajustes de cadastro dos estudantes, visando adequar os pontos de parada. Na quarta-feira (24) os servidores fiscais do contrato acompanharam a Rota Linha Ávila/Senador/Santos Dumont, onde foram constatados problemas, com o objetivo de traçar com maior precisão os pontos de embarque e desembarque dos alunos;
- Sobre os relatos de lotação em veículos, a Secretaria da Educação informa que ocorreram dezenas de matrículas mesmo após o início das aulas, ocasionando um número maior de estudantes em relação aos assentos. Essa situação deve ser solucionada já nesta quinta-feira (27), com a inclusão de mais um veículo na Rota Linha Ávila/Senador/Santos Dumont, agilizando o horário de chegada na escola;
- Por fim, a Secretaria de Educação de Gramado reforça que está atenta e vigilante a todas as situações que ocorreram e trabalha em busca de soluções imediatas. Pedimos a compreensão da comunidade, pois devido a demanda crescente pelo transporte público escolar, alguns ajustes foram necessários e o serviço será normalizado até o final desta semana.
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