AGRICULTURA

Espaço vai fomentar o fornecimento de soluções tecnológicas para desenvolver agricultura em espaços urbanos
Fortificando o pilar de Inovação que articula academia, governo, empresas e sociedade, a Universidade de Caxias do Sul inaugurou nesta terça-feira, 11 de março, a sala AgroCity Living Lab. O espaço, localizado no Bloco M do Campus-Sede, vai sediar o desenvolvimento, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, de propostas voltadas à agricultura em espaços urbanos.
O local está preparado para receber pessoas com dúvidas ou dificuldades relacionadas ao cultivo. A partir disso, o City Living Lab vai pesquisar e desenvolver soluções. A coordenadora do projeto e do grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, professora Ana Cristina Fachinelli, explica que o auxílio será prestado em todas as variáveis da rotina dos produtores. “Vamos planejar ações fundamentadas em Internet das Coisas para ajudar o produtor a lidar melhor com o solo, a temperatura e o ambiente. Não queremos desenvolver isso sozinhos, ou somente a partir da nossa visão, por isso o AgroCity Living Lab possui uma estrutura dinâmica, assim poderemos receber as pessoas para trabalhar com ciência cidadã”, esclarece. O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) também vai atuar na iniciativa.
Com recursos captados junto à Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia na ordem de R$ 870 mil, o novo espaço, na avaliação do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, é um passo importante no avanço do ecossistema de Inovação. “Só tenho a parabenizar o Governo do Estado por desenvolver um edital sobre o tema, e aos nossos professores pesquisadores, que se apresentaram com uma proposta robusta para a captação desse recurso que reverte o benefício para a comunidade. Nós estamos cumprindo a missão de desenvolvimento regional da UCS”, enfatiza o reitor.
Prestigiando a inauguração da sala, a secretária estadual de Inovação, Simone Stülp, explica que espaços como o AgroCity compõem um programa da pasta, o TEC4B. A proposta está conectada com outras iniciativas voltadas ao ecossistema estadual de inovação. “Os próximos passos do planejamento da Secretaria englobam a formação de talentos que possam habitar esses locais cada vez com maior qualidade. E, também, avançar no fortalecimento de ambientes de inovação, dos parques tecnológicos e incubadoras”, explica.
Interessados em apresentar dúvidas ou problemas ao AgroCity podem entrar em contato pelo telefone (54) 3218-2646 ou no e-mail aaperei2@ucs.br.
Comments