Festival de Cinema de Gramado 2024 - O Palácio dos Festivais ficou lotado para receber a 13ª edição do Educavídeo. Conhecido como avant première do Festival, a apresentação dos curtas produzidos pelos alunos garantiu muitas palmas e euforia dos presentes com a oportunidade. Entre autoridades presentes, a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk e secretária municipal de educação Simone Tomazelli Andreis destacaram o papel que o Educavídeo desempenha para inserir o Festival de Cinema de Gramado cada vez mais no cotidiano da comunidade gramadense.
Nelson Diniz foi padrinho das turmas de novos realizadores: ao subir ao palco, cumprimentou os afilhados e relembrou um pouco da carreira, afirmando que o trabalho no cinema é uma arte coletiva. “Quando recebi o convite para participar dessa noite, aceitei na hora. Fico muito honrado de poder estar aqui, acompanhando os trabalhos dessa nova safra de realizadores, atores e atrizes. Ver todos vocês aqui me lembra do início da minha carreira e me faz recordar o quão importante é o trabalho coletivo nessa área”, comentou.
Outro importante destaque foi a entrega dos Kikitos para os vencedores nas dez categorias que englobam o Educavídeo. Essa foi a segunda oportunidade em que os realizadores foram celebrados com a figura do “Deus do bom humor” no formato de madeira, esculpido artesanalmente pelo artista gramadense Xixo, que, desde os anos de 1970, produziu as primeiras estatuetas entregues no Festival de Gramado. O artesão foi homenageado pelos alunos, que reverenciaram o artista.
Confira os premiados:
Melhor Curta (Turmas Regulares): “Comunicação Zero”
Melhor Curta (Npd): “Vitrais”
Melhor Direção: Lucas Gabriel Backaus e Letticia Heimann, por “Lapa Por Através da Lente”
Melhor Ator: Bryan do Amaral, por “Sob o Olhar Invisível”
Melhor Atriz: Emanuelle Medice Lobato Une, por “Comunicação Zero”
Destaque Atuação Npd: Cristiane Silva Grun, por “Quando a Primavera Chegar
Melhor Fotografia: “Através da Lente”
Melhor Roteiro: “Comunicação Zero”
Melhor Direção de Arte: “Amor à Primeira Peça”
Melhor Filme pelo Júri Popular: “Comunicação Zero”
Comments