Prefeito adquire duas áreas de terra na Várzea Grande
- Tela Tomazeli | Editora
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
BEM PÚBLICO
Nesta tarde de terça-feira (15) foi assinado o documento de concessão dos Fornos da Várzea Grande para a associação formada pelos agricultores, que passam a administrar o espaço.

Na ocasião o prefeito Nestor Tissot anunciou a compra de terras que fazem divisa com o local. A aquisição pela Prefeitura Municipal de Gramado é de duas áreas, uma que corresponde a 5.500m (localizada atrás dos fornos) e outra de 1.520m² (localizada atrás do Museu do Trem). ‘A documentação de desapropriação ainda está sendo elaborada’, diz a procuradora do município, Mariana Melara Reis. O valor estimado é de 8 milhões, em *índices construtivos.
Tissot diz que há um horizonte 'enorme' para desenvolver no bairro Várzea Grande, enaltecendo o papel da *Associação Vale das Montanhas, que entre várias ações estuda reativar a Festa das Hortênsias. 'É só um estudo, mas eu disse a eles, vamos reativar a Fearte também, em uma tacada só vamos recuperar dois eventos que foram muito importantes no passado". Citando Josué Neumann Spengler (Associação Vale das Montanhas), Nestor faz referência, com entusimo, a repaginação do viatudo recém construído: 'nenhuma cidade terá algo igual' diz o prefeito de Gramado. Com relação ao objetivo de aquisição das terras o prefeito, que é morador da Várzea Grande, quer oportunizar mais área de lazer para o Turista e para a comunidade local, dando ênfase aos feirantes. Ouça a fala!
*O município paga em índices, ou seja, outorga uma escritura pública aos proprietários para que eles vendam estes índices no mercado.
*Vale das Montanhas é o nome que a associação quer denominar para as localidades de Várzea Grande e seu entorno, buscando desta forma fortalecer a economia local e desperatar para o Turismo, que já esta ancorado no resgate do trem. Clique e veja mais detalhes sobre o assunto aqui!
O que são índices construtivos?
Índices construtivos – Os índices construtivos são números que definem as regras de aproveitamento de um terreno: o quanto pode ser construído, o limite de área, a reserva verde/permeável que deve ser respeitada, a relação da construção com a cidade e o vizinho.
Parabéns pela ideia. Todo nosso apoio.