RECONSTRUÇÃO DO RS
Obra que serve de ligação entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul foi concluída antes do prazo
A nova ponte da BR-116 sobre o Rio Caí, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, está liberada para o trânsito desde o sábado, 21 de dezembro. A inauguração ocorreu durante a manhã, seis meses após a assinatura da ordem de início da obra, ocorrida no mesmo local em 4 de junho. Autoridades federais, estaduais, regionais e municipais acompanharam a cerimônia de entrega da ponte, que é maior e mais alta em comparação com a antiga.
Crédito: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP
O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e o vice-prefeito Martim Wissmann participaram da cerimônia, que contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Deputados, prefeitos de cidades vizinhas e lideranças da região também prestigiaram o ato.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação do Grupo de Danças Bergtal, de São José do Caí, interior de Nova Petrópolis, representando a cultura local.
Para o prefeito Jorge Darlei Wolf, a entrega da nova ponte representa um passo fundamental na reconstrução do Rio Grande do Sul, já que interliga duas importantes regiões do Estado.
“No caso de Nova Petrópolis, esta via é essencial, pois Caxias do Sul é nossa referência para serviços como saúde e educação. Há ainda o escoamento da nossa produção agrícola e no turismo muitos visitantes chegam a Nova Petrópolis a partir de Caxias do Sul. E tem ainda toda a logística comercial e industrial. Então só temos a festejar essa inauguração”, afirma o prefeito.
Inaugurada em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas, a ponte conectava os municípios de Caxias do Sul e São Sebastião do Caí, do qual Nova Petrópolis se emancipou em 1955.
Em 2024, após as fortes chuvas do fim de abril e início de maio, a ponte colapsou e foi interditada no dia 12 de maio. Naquele momento, as únicas alternativas próximas para o trânsito entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul eram as pontes baixas do Pedancino e do Bananal, além da ponte de ferro de Feliz, todas com pista simples.
No dia 4 de junho, o ministro Renan Filho assinou a ordem de início para a construção da nova ponte sobre o Rio Caí. A estrutura seria construída exatamente no mesmo local da antiga ponte, que ainda precisaria ser demolida. O prazo contratual era de oito meses, mas o ministro Renan Filho garantiu que os trabalhos seriam concluídos em seis meses e que a ponte seria entregue antes do Natal.
No feriado de 20 de setembro foi inaugurada a Ponte da Cooperação, de caráter provisório e construída com recursos de doações e das prefeituras de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Desde então, os motoristas voltaram a ter uma travessia próxima à BR-116.
De acordo com a Construtura Cidade, responsável pela construção da nova ponte, entre o início efetivo dos trabalhos para a implosão da antiga estrutura e a inauguração, passaram-se 177 dias. Em boa parte deles, as equipes de operários trabalharam 24 horas por dia.
A nova ponte tem 180 metros de extensão e é um metro mais alta que a antiga. Ela possui menos pilares na água e eles são mais estreitos e compridos, o que garante uma sustentação mais profunda, alcançando a base de rocha no subsolo. De acordo com o Governo Federal, trata-se da maior obra de reconstrução do Rio Grande do Sul entregue até o momento, com investimento de R$ 31 milhões do Governo Federal.
Crédito: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP
コメント