Dois Irmãos/ RS - Morreu aos 74 anos, nesta terça-feira, 05/11, o artista plástico Flávio Scholles, após 50 anos dedicados à pintura e a escultura. Explorando cenas urbanas e rurais do interior do Vale do Sinos, Scholles documentou as histórias , lutas e alegrias da imigração alemã da região.
Com seus traços marcantes, repleto de simbolismo e critica social, Scholles foi um defensor da cultura e patrimônio histórico do Vale do Sinos. Suas obras proporcionaram reflexão e emoção, não só pelo seu valor estético , mas também pelo seu compromisso com questões de identidade cultural e pertencimento.
Assumindo a Identidade - 1976
“Aprendi português aos dez anos. Até então, só falava o dialeto usado na maior parte do Vale do Rio dos Sinos. Não sabíamos falar alemão e não sabíamos falar português. Éramos um grupo de pessoas isoladas no mundo! Além disso, o começo da industrialização do país e, principalmente, do Vale do Rio dos Sinos - mais o plantio com máquinas em grandes extensões de terras no Rio Grande do Sul, no norte do Paraná e, depois, no Mato Grosso - fez com que os minifúndios não se tornassem mais rentáveis. Iniciou-se o êxodo dos colonos para a cidade, onde não demorariam a sentir-se marginalizados. Os que ficavam sentiam vergonha de sua realidade, principalmente com os efeitos do pós-guerra. Começaram mesmo a negar suas realidades, seus costumes, suas casas, etc. Estavam perdendo totalmente sua identidade, que tinha características culturais bem marcantes, matéria-prima para se fazer arte. Senti, então, que era hora de assumir minha realidade, minha identidade, para fazer um trabalho de salvar parte da cultura do país. Percebi que ninguém, nenhum outro artista, faria arte sobre a nossa realidade se nós mesmos não o fizéssemos. Comecei então, em fins de 1975, a série sobre a minha história, a história de minha família, que era, por extensão, a história da maioria dos habitantes da minha aldeia: o Vale do Rio dos Sinos. “ Flávio Scholles
Casa Velha -1977
Scholles participou ativamente como coordenador do movimento Casa Velha - Convívio de Arte em Novo Hamburgo, de 1977 a 1979, que pregava a radicação do artista no lugar de origem , para que fizesse uma arte mais identificada com a região, evitando ir para os grandes centros. A região estava madura e ansiosa por espaços de arte. A movimentação em torno das artes, envolvendo galerias de arte , exposições , entrevistas, palestras, recitais , teatros, apresentação de jograis e de grupos nativistas tomou conta da região, mudando rapidamente a mentalidade da comunidade.
Neste período os monumentos também afloraram, na tentativa de aproximar a arte ao povo. Scholles criou o monumento ao Sapateiro, uma homenagem aos operários das fábricas de calçados. Criou também a obra Sapato como Alimento com várias esculturas, representando a economia do Vale do Sinos , que se desenvolveu com o boom do setor calçadista na metade do século 20. Milhares de pessoas, tiveram seu sustento através do trabalho no ramo do calçado.
Sua arte
Nascido em Morro Reuter, Scholles se tornou um renomado artista com mais de 8 mil quadros espalhados pelo mundo. Suas obras estiveram presente em ateliês na Alemanha, França e Bélgica. Atualmente em seu ateliê, em uma propriedade no alto de uma colina em São José do Herval, sua cidade natal, abriga mais de 2 mil obras.
Fotos: Atelier: Andréa Elis
O atelier pode ser visitado aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita. O atelier fica situado no km 7, número 98, da VRS-873, em Morro Reuter. Contatos pelo telefone (51) 99676-0309 ou pelo site www.fscholles.net
Vendedor de Flores
Ritzeletas
Colheita de Batatas
O Semeador com Rosto de Cristo . Fotos: Acervo particular Flávio Scholles
Congresso Online da Greenbuilding Brasil 2024
Participe do congresso online da Greenbuilding Brasil 2024 em parceria com a Inovar Sinduscon-RS, que ocorrerá entre os dias 08 e 15 de novembro. Com mais de 40 conteúdos inéditos, este evento é uma das maiores plataformas digitais para troca de experiências e inovações no setor de construção sustentável. Reunindo especialistas de todo o Brasil, o congresso online oferece a oportunidade de ampliar seu conhecimento, conectar-se com líderes da indústria e explorar as melhores práticas que estão moldando o futuro da sustentabilidade no país.
Categorias das palestras:
Resiliência
Planejamento Urbano
Regeneração
Biodiversidade
Mudanças Climáticas
Saúde e Bem-Estar
Descarbonização
Cases
Inovações Tecnológicas
Faça sua inscrição pelo link: https://app.greenbuildingbrasil.org.br/
Comentarios